Sugestões e dicas para seu convite de casamento

O casamento é um momento especial, e tudo tem que estar perfeito!

E a escolha dos convites de casamento é uma alegria para o casal, pois através dele podemos representar a personalidade do casal de forma clássica, elegante ou glamorosa ou mesmo em um estilo simples e tradicional ou cheio de humor. E é através do convite de casamento que o convidado tem a primeira impressão da dimensão de como será o evento.

Então pensar bem, pesquisar e realmente ter em mente o que se quer ter no convite de casamento é muito importante – E é claro compartilhar suas ideias nessa hora com um amigo e parentes pode ajudar e muito!

E como todos nós somos iguais, claro que queremos que o convite de casamento provoque um UAU!!! – então que isso seja a reação de seu convite de casamento.

Sugestões e dicas para seus convites de casamento:

1- Escolha o convite de casamento que deseja, pois ele irá refletir a personalidade do casal e que tipo de casamento esperar.

2- Certifique-se de entregar os convites com um tempo suficiente para os convites de casamento. Regra para envio é de 6 semanas antes do casamento. Isto dá às pessoas a oportunidade de manter a data livre, providenciar os trajes e é claro comprar um presente especialmente para vocês.

3- Segundo a regra de etiqueta o ideal é que o convite seja entregue em mãos para o convidado. Porém se algumas das pessoas morarem em outra cidade e a entrega não seja possível. Priorize a entrega em mãos aos padrinhos, familiares e amigos mais próximos. Já para os convidados que moram longe, envie os convites pelo correio.

4- Crie uma planilha em Excel com uma lista de todos os nomes de todos os seus amigos e parentes que vocês desejam convidar para seu casamento. Para não correr o risco que de deixar alguém de fora, que fica muito desagradável.  Sugiro que a lista esteja dividida em endereço, telefone e amigos da noiva, parentes da noiva, amigos dos pais da noiva e familiares e amigos do noivo, parentes do noivo, amigos dos pais do noivo e familiares e tudo mais que possa facilitar sua vida.

5- Se a recepção for uma coisa mais intima e só para alguns convidados, não tenha medo de não convidar todos, pois esse é um momento seu e você vai querer somente pessoas que realmente fazem parte da sua vida. Entregue também um convite à parte com o local da recepção e anexe ao convite.

6- Se você pretende convidar todos da família, a melhor forma de não se esquecer de ninguém e envolver seus pais na criação da lista.

7- Tenha controle de sua lista de convidados e certifique-se de que o número de pessoas que você está convidando enquadra-se com a capacidade do local de recepção do casamento.

8- Você pode pedir para os convidados confirmarem a presença com antecedência e anote em sua planilha na frente do nome da pessoa um sim/não, para que você possa ter uma visão mais clara do número exato das pessoas irão participar.

9- Outra coisa que temos que levar em conta é como usar o tratamento correto para cada convidado, sendo formal ou informal. Pois para convidar uma pessoa solteira: Sr. Carlos de Almeida (Formal) | Carlos de Almeida ou Carlos (Informal). Já para convidar um casal (já casados); Sr. Carlos de Almeida a e Sra. (Formal) | Carlos e Suzana (Informal). Agora para convidar um casal de namorados ou noivos: Sr. Carlos de Almeida e Sra. Suzana de Almeida (Formal) | Carlos de Almeida e Suzana de Almeida (Informal). Para convidar um casal com filhos: Sr. Carlos de Almeida e Família (Formal) | Carlos e Família (Informal)

10- E por fim, um detalhe especial que pode causar muita dúvida é o lacre do convite de casamento. A escolha pode ser entre laços, renda, lacres de cera, lacres de metal, faixas e cordões. Claro que tudo dependerá com o estilo e do gosto dos noivos do tipo de papel e também da cor do convite. Um convite Clássico, por exemplo, vai bem com um fechamento de metal ou cera; para um casamento no campo ou na praia podemos usar um laço em palhinha com detalhe de uma canela ou conchinha. Os lacres metálicos é uma forma de medalhinha dos noivos e vem ganhando muitos adeptos. Agora outra forma de dar um toque todo especial na hora de fechar seu convite de casamento é com rendas do mesmo tecido do seu vestido de noiva com fita ou outros materiais que possam combinar.

A escolha do convite de casamento pode parecer simples, mas está entre os itens da organização do casamento que precisam de muito cuidado. Espero poder ter ajudado um pouco nesse grande dia.

Um forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *