Dicas de Transferência de carro: Cuidados ao fazer, não seja prejudicado!

A negociação de veículo pode parecer simples, mas na hora de vender um carro é preciso ficar atento a vários detalhes, e um dos principais é a transferência da documentação.

Para aqueles que já possuem um comprador para seu veículo fique atento à nossas dicas antes de fazer qualquer coisa como, por exemplo, passar o carro para o nome do comprador. Siga as dicas e faça uma venda mais tranqüila!

Cuidados que se deve ter ao transferir o carro

A transferência do veículo somente deve ser feita depois do pagamento. Certifique-se que o dinheiro caiu na conta. Não aceite comprovantes de depósito apenas. Hoje em dia existem pessoas que depositam o envelope vazio e quando for ver se o dinheiro caiu não tem nada.

Após confirmação do pagamento você deve preencher corretamente com todas as informações o Certificado de Registro de Veículo (CRV) com os dados do novo dono, coloque a data e reconheça firma. Esse documento é emitido na primeira vez que o carro é emplacado, não há necessidade de ficar andando com ele, e deve ser apresentado no momento da venda do veículo.

Nunca entregue o CRV em branco para ninguém, mesmo que alguém como o comprador ou despachante peça, dessa maneira poderá evitar falsificações e fraudes de assinatura.

Após preencher o CRV (Certificado de Registro de Veículo) tire ao menos duas cópias autenticadas dele e de toda documentação da venda do carro. Essa é uma maneira de comprovar quando a venda foi feita e deixou de ser seu, seguindo isso é uma excelente maneira de se proteger e evitar problemas futuro com o novo proprietário do veículo em caso de multas e acidentes.

Após a finalização da venda e transferência dos documentos não se esqueça de desvincular de seu nome. Pegue uma das cópias autenticadas que você tirou do CRV e leve ao Detran de sua cidade e faça o comunicado de que o carro não lhe pertence mais.

Mas não esqueça, você tem 30 dias após a venda para fazer isso. É importante, pois é seu nome.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *