O que é Coworking?

Coworking SJC

O Coworking (conhecido também como co-working ou cotrabalho) é um modelo de trabalho que vem crescendo muito no Brasil e cada vez mais se popularizando em todas as regiões, ele se baseia em compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo assim profissionais que não necessariamente trabalhem junto ou até mesmo em empresas diferentes, por exemplo prestadores de serviços, autônomos e freelancers, podendo até atuarem em áreas diferentes.

Essa modalidade é uma solução excelente para aqueles que não gostam de ficar sozinhos no Home-Office, isso ajuda a evitar o isolamento, além de ajudar em outros aspectos como networking e a se socializar com outros profissionais.

Existem vários tipos de Coworking, mas basicamente são compostos por estações de trabalho, sala de reunião, cozinha, banheiro, algumas possuem ambiente para treinamentos, e outras áreas comuns, isso dependerá muito do Coworking escolhido.

Como funciona um Coworking?

Um Coworking é um local de trabalho compartilhado com outros profissionais, é um ambiente onde existem vários espaços que podem servir a seus propósitos de trabalho.

Imagine que você fosse a um ambiente onde cada pessoa trabalha para uma empresa diferente ou são prestadores de serviços.

O princípio básico do Coworking é o compartilhamento de espaços e infraestruturas que não necessariamente são utilizados a todo o instante, exemplo prático disso é uma sala de reunião ou treinamentos. Esse tipo de sala não fica sendo utilizada full-time em uma empresa, para ser sincero costuma muitas vezes ficar mais vazia do que cheia.

Esse tipo de ociosidade no ambiente faz com que seja investido dinheiro que será pouco utilizado, o retorno acaba sendo baixo.

Já no Coworking, essa sala de reunião ou treinamento é alugada por hora ou por dia, isso reduz seu custo e se tem um maior aproveitamento do ambiente, você pode encontrar salas completas nos mais diversos Coworking pela cidade

Mas os recursos compartilhados não param por ai, dependendo do Coworking ele pode ter uma infraestrutura completa como:

  • Impressoras
  • Scanners
  • Sala de Café
  • Serviços terceirizados
  • Motoboy
  • Sala de descanso
  • Secretarias
  • E muitos outros ambientes dependendo do tipo de Coworking escolhido

Toda essa infraestrutura te ajuda a reduzir custos e aproveitar ao máximo seu trabalho, mantendo assim a qualidade dos serviços.

Benefícios do Coworking

O Coworking traz muitos benefícios para os profissionais no dia a dia, seja pelos recursos oferecidos ou mesmo por outras características. Mas têm alguns que me chamaram a atenção, são eles:

  1. Produtividade: vejo muitos profissionais que não se adaptaram muito ao trabalho realizado em casa e acabaram adotando os Coworking, o abandono do home office (trabalho em casa) se deve muitas vezes para melhorar o rendimento do trabalho, ficar em casa sozinho e focar é muito difícil para algumas pessoas.
  2. Networking: sem dúvidas um dos grandes pontos positivos para os coworkers, pois, nesses ambientes é comum encontrar outras pessoas com grande potencial de serem parceiros, fornecedores e até mesmo clientes, isso cria uma grande rede de contatos e compartilhamento de ideias entre os profissionais que frequentam os Coworking. Esse tipo de ambiente enriquece muito a qualidade profissional e torna o ambiente muito agradável e colaborativo.
  3. Endereço fiscal e comercial: alguns Coworking oferecem esse tipo de serviço que é um excelente diferencial para quem está começando uma empresa ou atua com prestação de serviços, muitas vezes reduz muito a burocracia e ainda tem um endereço de um ambiente profissional e comercial.
  4. Estrutura profissional: na maioria das vezes é difícil começar uma empresa já com um escritório profissional, esse tipo espaço ajuda muito no início pelo simples fato de passar mais credibilidade para os clientes. Provavelmente precisará se reunir com clientes ou quem sabe dar algum treinamento e certamente o Coworking possui o ambiente adequado para você, onde muitos oferecem recepção, sala de reuniões, café, equipamentos multimídia e muitos outros recursos essenciais para seu negócio. Sem dúvidas é começar de pé direito.
  5. Custo operacional baixo: Acho que esse é o principal motivo que nos leva aos Coworking, sejamos um profissional, freelancer, pequeno empreendedor ou prestador de serviços que esteja começando. Se pararmos para calcular os custos de manter um escritório próprio, veremos que gastos com aluguel, condomínio, equipamentos, recepção, secretaria e tudo mais terá um custo extremamente alto para quem está começando e precisa economizar. A grande vantagem do Coworking é que isso tudo já pode estar incluso sempre que precisar. Seja por hora, dia ou mesmo mensalidade, mesmo que você precise apenas utilizar 1 vez por semana por exemplo ainda é um bom negócio.

Coworking em São José dos Campos (SJC)

Separei alguns Coworking em São José dos Campos para que possa conhecer e entender mais sobre como eles funcionam, se você nunca utilizou vale a apena dar uma passada para conhecer a proposta deles, sem dúvidas lhe ajudará muito em seu dia a dia.

Co-necta Coworking

Praça Chuí, 35
Vila Ema
São José dos Campos – SP
Telefone: (12) 3307-7518
Site: www.co-necta.com

Olápis Coworking

Av. Iguape, 565
Jardim Satelite
São José dos Campos – SP
Telefone: (12) 99124-7088
Site: www.olapiscoworking.com

Workflex Coworking

Rua dos Piquiroes, 40, sala 312
Parque Res. Aquarius
São José dos Campos –  SP
Telefone: (12) 2012-5000
Site: www.meuworkflex.com.br 

São José Coworking

Rua Palmares ,86
Parque Industrial
São José dos Campos – SP

Coworking no Brasil

Cada vez mais a pratica do Coworking vem crescendo e se tornando comum no mundo, e no Brasil não é diferente, tem se tornado um grande sucesso, principalmente entre os empreendedores digitais, autônomos e startups.

Ele é uma excelente ferramenta para aquele que está começando ou que deseja uma ambiente profissional com excelente custo x benefício, é uma forma de reduzir gastos com alugueis e assim investir em seu negócio.

Vale muito a pena, procure por Coworking em sua cidade para conhecer mais esse ambiente de trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *