Dúvidas sobre Porcelanato Líquido

Quem não se encanta pelo porcelanato líquido, não é mesmo? E não tem como não gostar, esse revestimento promete diversas vantagens além de um visual requintado e um brilho sem igual.

Recém chegado aqui no Brasil, ele ainda gera muita curiosidade e, muitas dúvidas para quem está construindo ou reformando e está na fase do acabamento.

Porcelanato líquido

O porcelanato líquido é uma técnica de revestimento pra piso trazida de Dubai nos Emirados Árabes, está em diversos países da Europa e América Latina, inclusive no Brasil.

É um material que proporciona um visual incrível e muito requintado para seus ambientes, valorizando ambientes integrados e dando uma sensação de amplitude.

O piso de porcelanato líquido recebeu esse apelido justamente porque com essa técnica é possível conseguir um piso totalmente espelhado, liso, uniforme e de fácil de limpeza.

Para ajudar separamos as principais dúvidas sobre o porcelanato líquido e para que você fique sabendo um pouco mais. Então vamos lá!

1 – O que é o porcelanato líquido?

O porcelanato líquido é o nome popular dado aos pisos monolíticos. O que quer dizer que eles têm aparência homogênea, sem rejuntes. Porcelanato líquido é o nome dado aos pisos monolíticos feitos com resina, devido ao seu aspecto final brilhante, que lembra o porcelanato.

2 – Quais as vantagens do porcelanato líquido?

É uma ótima opção para renovar seu piso sem quebra-quebra, sem sujeira e de forma rápida. Ele é um material resistente, de fácil limpeza e a ausência de juntas evita o acúmulo de bactérias.

3 – Quais os acabamentos e cores possíveis para o porcelanato líquido?

O porcelanato líquido pode ser aplicado com uma grande variedade de cores e acabamentos. Além das diversas cores é possível escolher desenhos e formas e ainda padrões em 3D para estampar o piso e também optar por um acabamento com auto brilho ou fosco.

4 – Onde o porcelanato líquido pode ser aplicado?

O porcelanato líquido é um material extremamente resistente. Podendo ser utilizado em qualquer ambiente. Tanto de residências, escritórios, clínicas, hospitais, garagens e industrias devido ao fato de facilitar a limpeza e ser resistente ao trafego constante.

5 – Posso aplicar o porcelanato líquido no banheiro e na cozinha?

Esse tipo de revestimento pode ser utilizado no banheiro inclusive na área do boxe e na cozinha. Desde que seja aplicada com a técnica correta, que torna o piso antideslizante. O porcelanato líquido suporta muito bem a umidade, é impermeável e muito higiênico já que não possui rejuntes para acumular sujeira.

6 – Quanto tempo demora para o Porcelanato Líquido ficar pronto?

O período de cura (secagem e endurecimento) pode variar conforme o tipo de resina, a aplicação realizada e a finalidade do piso. Em alguns dois dias já pode ser possível liberá-lo para tráfego leve, mas há casos em que é necessário alguns dias até que ele fique pronto para uso.

7 – O porcelanato líquido pode ser aplicado sobre outros revestimentos?

O porcelanato líquido pode ser aplicado sobre diferentes tipos de materiais como metal, revestimento de pedras em geral, cerâmica, azulejo, contrapiso, concreto e cimento queimado. É necessário que a superfície onde será aplicado o porcelanato esteja limpa e livre de partículas de poeira.

Não sendo necessário emassar o rejunte do piso anterior já que, por ser um piso autonivelante essas imperfeições será compensado com o produto.

8 – Posso aplicar o porcelanato líquido sobre piso de madeira?

Como já disse anteriormente o porcelanato líquido pode ser colocado sobre o piso de madeira. O único material que não aceita o porcelanato líquido é o plástico e os pisos flutuantes e removíveis.

9 – Posso usar o porcelanato liquido em área externa?

O porcelanato líquido é apto tanto para ambientes internos quanto externos.

10 – Como é feita a manutenção do Porcelanato Líquido?

O porcelanato líquido é um material extremamente resistente que dificilmente irá riscar se você tomar alguns cuidados especiais.

Como todo piso é preciso evitar arrastar objetos pontiagudos sobre ele para conservá-lo bonito. Uma dica é revestir os pés dos móveis com proteções arredondadas ou feltro.

A renovação do piso pode ser feita caso aja mudança de aparência e consistência do revestimento. Áreas danificadas podem requerer uma nova aplicação da resina. Sua revitalização pode ser realizada de 3 a 5 anos com produtos próprios e até equipamentos como enceradeiras.

11 – O porcelanato líquido é escorregadio?

O porcelanato líquido como o porcelanato normal só escorrega quando a pessoa está com meias. Se o piso estiver seco ele não escorrega e se ele estiver molhado com água também não escorrega.

Apesar do porcelanato líquido ser muito liso ele e muito aderente.

12 – O porcelanato líquido 3D pode ser aplicado nas paredes?

O porcelanato líquido também adere a parede, a técnica não é muito diferente da aplicação no chão, porém a resina é diferente, pois não pode escorrer.
13 – A espessura do piso irá aumentar com a aplicação do porcelanato líquido?

A espessura da resina pode variar entre 1 mm até 5 mm, mas é uma mudança praticamente imperceptível, tudo vai depender da base sobre a superfície na qual a resina será aplicada.

Se a base for lisa, a espessura da resina pode ser de 1 mm. Já se a aplicação for feita em um piso com desníveis maiores a espessura pode ser maior e pois vai demandar mais produto.

14 – O que usar para limpar porcelanato?

A higienização é simples e deve ser feita com sabão neutro, ou detergente neutro, e água. Há produtos específicos no mercado para limpeza de porcelanatos líquidos também. O uso de outras substâncias químicas podem danificar o piso, removendo o brilho e até gerando manchas.

15 – Como aplicar porcelanato liquido 3d?

A aplicação do porcelanato líquido deve ser feita por empresas especializadas. E é muito importante que o profissional entenda e respeite a técnica, garantindo assim, o acabamento perfeitamente liso e nivelado característico do porcelanato líquido.

Se você quiser aprender a aplicar o porcelanato líquido sugerimos o Curso Online de Porcelanato Líquido 3D – Clique Aqui
16 – Quanto custa o metro do porcelanato líquido?

O porcelanato líquido é comercializada por metro quadrado e seu preço pode girar em torno de R$ 150,00 o m², com o material incluído.

Vale lembrar que o valor pode variar de acordo com vários fatores como o tipo de efeitos que você deseja e a região do país.

Gostou? Se ainda ficou com alguma dúvida manda pra gente nos comentários abaixo que te ajudamos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *