Dicas de como enfrentar a crise atual

Como enfrentar a crise atual

Há uma crise lá fora. E essa crise está causando muita preocupação à uma boa parcela da população. E o rumo que nossa economia vem tomando ultimamente em meio aos escândalos estão preocupando tanto funcionários e empresários. E uma saída para toda essa situação é encontrar dicas de como enfrentar a crise atual e ainda conseguir sobressair em meio ao turbulência do mercado.

Essa preocupação vem assolando desde os pequenos aos grandes empresários e fazem que adiem investimentos e aguardem momentos mais seguros para dar início a novos projetos.

Com todo esse cenário de incertezas, não podemos deixar que o pânico destrua tudo aquilo que muitas vezes levamos anos e anos para construir ir por água abaixo.

E para evitar que isso aconteça o empreendedor tem que se buscar estratégias para enfrentar épocas de vacas magras. E isso não se encaixa somente para o mundo do empreendedorismo mas, todos podem usar dessas dicas.

7 dicas de como enfrentar a crise

Busque alternativas

A crise está ai e umas das alternativas para enfrentá-las é começar mantendo a cabeça fresca, tranquila. É difícil? Sim é muito difícil quando tudo está dando errado mas, manter o foco vai fazer você enxergar qual são as atitudes necessárias para enfrentar a crise. Se você possui um sócio, uma equipe ou até mesmo sua família apresente a situação para eles e busque alternativas de forma coletiva para encarrar a situação atual e sair dela da melhor forma. Por isso que vale o ditado popular: “Duas cabeças pensam melhor que uma”

 Reduza gastos desnecessários

Outra atitude necessária para qualquer um enfrentar qualquer crise é reduzir gastos desnecessários e evitar qualquer endividamento nesse momento.

Corra dos altíssimos juros do cartão de crédito e do cheque especial e compre somente o necessário e indispensável nesse momento.

Prepare-se para imprevistos

Toda época de crise muitos setores como a de prestação de serviço sofre uma redução, muitas vezes bem significativa. Por que se trata de um segmento que comercializam produtos e serviços que não são essenciais.

E com toda essa retração da economia é importante incluí-las em seu planejamento estratégico  para que evite surpresas com diminuição da receita.

Hora de mudança

Em épocas de crise econômicas você se depara com muitas empresas fechando, pessoas perdendo emprego, sonhos sendo deixados para trás. Mas tende olhar essa situação com bons olhos. Como diz um pensamento de Albert Einstein, “No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade”. E é nisso que temos que focar e achar grandes oportunidade.

Então observe seu público, analise o que ele está buscando nesse momento. Mude ou melhore se necessário. O que não podemos é ficar parados vendo o barco afundar!

Não pare, mas seja prudente

Quando a crise econômica de um país está assolando todos não tenha medo de reduzir o ritmo das atividades. Para muitos essa atitude pode parecer sinal de má administração. Mas não se preocupe é um sinal de prudência, pois o grande negócio é se manter firme mesmo com a crise.

Agora é a hora de anunciar

O que é muito comum principalmente para os pequenos empresários é que em momentos de crise cortam-se tudo. E é nessa hora que temos que anunciar ainda mais para atrair novos clientes para seu negócio.

Então se você ainda não tem uma Estratégia de Marketing Digital, sugiro que invista agora mesmo neste segmento, pois com ele você pode mensurar seus resultados de forma mais detalhada e saber quais estratégias estão dando certo e investir melhor. Pense nisso!

E se você está procurando uma nova oportunidade de emprego anuncie para seus amigos nas redes sociais que você está disponível no mercado. Quanto mais ficarem sabendo maiores serão suas chances de arrumar uma nova oportunidade.

Procure se reciclar

Muitas vezes quando tudo vai bem deixamos o barco correr solto, mas quando a crise chega, percebemos que não estamos preparados para as mudanças do mercado. Por isso, procurar sempre fazer cursos, Workshop estar se atualizando com as novidades do mercado e do setor e também é uma ótima forma de estar ligados e mais preparados para enfrentar as crise.

Olhe o lado bom da crise!

Tem uma frase que gosto muito: “Mar calmo nunca fez bom marinheiro”, e é uma verdade. Pois quando estamos em nossa zona de conforto não crescemos, não damos o melhor de nós. Por que não tem o que acrescentar, tudo está indo bem como está.

E isso nos deixa fracos, sem criatividade, acomodados, reclamando de tudo. Ao contrário da dificuldade, ela nos faz estarmos sempre ativos, tendo que pensar fora da caixa, buscando sempre soluções para melhorarmos. Por isso, que gosto das épocas de crise, pois é o momento que mais cresço.

Pense nisso!

Como você encara a crise, tanto em casa como no seu negócio? Compartilhe conosco ideias e sugestões de estratégias para melhor enfrentá-la?




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *