Profissão: Instalador de Energia Solar Fotovoltaica

O mercado de energia solar está em grande crescimento no Brasil, e com isso surge a necessidade de profissionais qualificados, é ai que entra a profissão Instalador Energia Solar Fotovoltaica

Desde 2012, quando foram implantadas no Brasil as regras de geração de energia pelo próprio consumidor (Resolução 482 da ANEEL), o mercado de energia solar vem crescendo em grande velocidade.

Atualmente são milhares de sistemas fotovoltaicos instalados em residências e empresas em todo o país, e a previsão é que neste ano a produção de energia solar dobre, com isso teremos muito mais consumidores e geradores de energia solar.

Mas até o Brasil alcançar esse patamar, muitos investimentos deverão ser feitos em tecnologia fotovoltaica, e com isso surge uma necessidade cada vez maior de profissionais qualificados no mercado para dar conta de atender toda essa demanda. É ai que entra a profissão de Instalador Energia Solar Fotovoltaica.

Instalador Energia Solar Fotovoltaica cada mais requisitados

Esse profissional tem se tornado cada vez mais requisitado no mercado, isso se deve a necessidade dele para a instalação de um sistema fotovoltaico, seja em uma casa, comércio ou indústria, serão necessários pelo menos dois profissionais para efetuar todo o trabalho.

Você sabe quais são as funções de um Instalador de Sistemas Fotovoltaicos?

Essa é uma pergunta muito comum, você conhece as funções de um instalador de sistema fotovoltaico? Sabe qual o salário desse profissional? Quais habilidades e ferramentas para conseguir exercer essa função?

Então precisa conhecer agora, pois o futuro será muito promissor para esses profissionais, a previsão é que em até 2024 exista pelo menos 1,2 milhões de sistemas fotovoltaicos instalados no Brasil e isso sendo modesto.

Quando falamos de empresas de energia solar, esse profissional é o mais requisitado, mas ele não lida apenas com a instalação, com o tempo ele passa a cuidar também da manutenção do sistema seja ele residencial, comercial ou industrial.

O instalador de energia solar fotovoltaica fica responsável por toda execução do projeto, esse será criado pelo engenheiro responsável e deverá seguir as normas NR10 e NR35.

O profissional deverá começar com a montagem da estrutura de fixação dos módulos fotovoltaicos (painel solar).

Essa montagem da estrutura pode variar de acordo com o tipo de cobertura ou telhado onde será instalado o sistema.

O importante é que essa deverá estar nivelado e fixado na superfície de instalação, e depois os módulos deverão ser alinhados e fixados.

Vale lembrar que o engenheiro ou empresa de energia solar faz uma análise prévia para criação do projeto, isso para que o cliente consiga aproveitar ao máximo a geração de energia.

Após a etapa de fixação e instalação dos módulos o instalador irá realizar a instalação elétrica, é nessa parte que são feitas as conexões aos painéis solares, além das CA e CC, dispositivos de proteção, aterramento etc.

Após a conexão entre módulos, string-box e inversor, o instalador estará pronto para efetuar o comissionamento do sistema e teste de inversor.

Ferramentas utilizadas pelo instalador energia solar fotovoltaica

É muito comum nos cursos de energia solar fazerem essa pergunta, “quais ferramentas o instalador energia solar fotovoltaica utiliza?”

Primeiro vem o kit básico de ferramentas utilizado pelo profissional:

  • Chaves de fenda
  • Alicates
  • Fita métrica
  • Lâmina
  • Chave de boca
  • Martelo

Além das ferramentas é necessário que o profissional utilize todos os EPI’s (equipamento de proteção individual) e EPC’s (equipamento de proteção coletiva) que consistem em capacetes, botas, luvas, óculos, cinto de segurança, talabarte e outros acessórios, é importante que o profissional siga todas as normas de segurança.

Para instalação da parte do telhado, as ferramentas mais comuns são:

  • Andaime
  • Escada
  • Furadeiras
  • Parafusadeiras
  • Serra arco ou circular

O profissional também precisará de algumas ferramentas especificas utilizadas pelo instalador fotovoltaico:

  • Alicates de corte
  • Alicates crimpadores de conectores tipo MC4
  • Alicates decapadores
  • Multímetro
  • Megômetro
  • Chaves para aperto e abertura de conectores MC4

Quanto ganha um instalador energia solar fotovoltaica?

Após fazer o curso de instalador energia solar fotovoltaica e estar qualificado, ele pode atuar de duas maneiras, uma como funcionário de alguma empresa como integrador de energia solar (empresa integradora), ou quem sabe montar seu próprio negócio de instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica ou até mesmo atuar como prestador de serviço para outras empresas;

O salário de um profissional integrador pode variar de R$ 1500,00 até R$ 3500,00, isso irá depender da experiência e região onde atua e do tipo de projeto.

Já para os empreendedores é diferente, eles costumam cobrar sobre o projeto e instalação cerca de 20% do orçamento de um sistema de fotovoltaico.

Onde encontrar curso de instalador energia solar fotovoltaica?

Esses cursos costumam ser bem específicos, existem empresas no mercado que oferecem a oportunidade de fazer o curso online de forma simples e rápida, mas também existem os presenciais, que nesse caso é mais fácil verificar na região onde mora.

Aqui deixo a opção de um curso online:

→ Curso Energia Solar – Instalador Solar de Alta Performance

É mais que um curso, é um programa de aperfeiçoamento contínuo para instaladores, técnicos e empreendedores que querem entrar ou se aperfeiçoar no mercado de ENERGIA SOLAR.

Hoje, a energia solar é uma excelente solução para pessoas ou empresas que procuram economia na conta de energia e o mercado está em ascendência e a procura por profissionais capacitados para realizar instalações está alta e continuará crescendo.

Esse é um curso completo e você também terá acesso a diversas palestras.

Todas as palestras e seminários que tivemos acesso está sendo disponibilizada, totalmente de graça, como Bônus para você.

As palestras e seminários fara com que você alcance a alta performance no mercado de Energia Solar Fotovoltaica. Se você quer entrar no MERCADO DE ENERGIA SOLAR ESSE É O CURSO.

E o melhor é que você poderá fazer esse curso mesmo que esteja começando do zero

É fundamental que o profissional se capacite e fique atento às novidades da tecnologia, isso ajudará a se diferenciar no mercado, deve também seguir as normas e boas práticas de instalação exigidas, elas visam a segurança do instalador e da instalação.

Uma dica: aproveite o momento de crescimento de energia solar no Brasil

O Brasil vive um momento muito bom nesse mercado, com constantes aumentos na energia elétrica, a energia solar se tornou uma excelente alternativa, basta olhar as notícias do mercado e ver que o país tem crescido dia após dia nesse segmento.

Cada vez mais as pessoas tem optado por essa tecnologia para ter um maior controle sobre os gastos. Eles estão entendo que é sem dúvidas um dos melhores investimentos a longo prazo que podem ser feito hoje, só nos últimos anos o custo com a tecnologia caiu 50% e a tendência é que se torne mais acessível.

Sem dúvidas é o momento de entrar nesse mercado e aproveitar essa fase.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *