LinkedIn: 7 dicas de como usá-lo a seu favor

Em meio à crise que passamos pelo país, todo cuidado é pouco em relação ao nosso emprego. E temos que estar preparados para qualquer acontecimento.

Tenho conversado muito com importantes empresas de RH em minha região e tenho notado um grande descontentamento com relação a falta de profissionais preparados disponíveis no mercado, o que torna inviável uma contratação.

Uma coisa que percebo é que nos acomodamos com o emprego, temos uma falsa sensação de segurança, deixamos de nos qualificar, seja para uma promoção ou até para uma recolocação no mercado.

E uma das coisas de deixamos de lado é a atualização de nosso currículo. Pois, um currículo deve ser bem escrito, objetivo e com informações relevantes e que seja bem atraente aos olhos de um recrutador ou headhunters.

LinkedIn uma rede de negócios

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Hoje ainda temos o LinkedIn, uma rede de negócios que permite a criação de perfis online profissionais que podem ser visto por todo o mundo e os principais recrutadores e headhunters vem utilizando para encontrar novos talentos.

Por isso, é muito importante criar um perfil no LinkedIn que se destaque entre os outros. E para isso, separei algumas dicas relevantes que vão te ajudar a melhor seu perfil.

1 – Foto atualizada

Utilize uma foto de que mostre seu rosto com clareza, nada de usar uma foto em que você aparece no meio de muitas pessoas ou que você está muito longe e que temos que usar uma lupa par te ver. De preferência a fotos mais serias e com um fundo neutro, um ambiente profissional fica ótimo.

Nada de usar a mesma foto do seu perfil do Facebook. Escolha uma foto que mostre como você, e isso é uma forma de ser reconhecido além de aumentar as solicitações de conexão na rede.

2 – Utilize as palavras-chave certas

As buscas por possíveis candidatos no LinkedIn se dão por meio de palavras-chave. Por isso, se uma pessoa quer aparecer na frente nessas buscas deve prestar muita atenção nelas.

Então faça uma busca nas vagas de seu interesse e utilize esses termos em sua descrição profissional. Mas evite colocar “disponível no mercado” ou “em busca de recolocação”, pois os recrutadores não utilizam essas palavras em suas buscas, mas algo como IRFS, SAP, marketing digital, engenheiros de produção etc.

Mantenha atualizada as instituições em que você estudou, a localização geográfica são informações que podem aumentar e muito a chance de você ser encontrado.

3 – Descrimine suas Experiências

Descreva suas experiências em ordem cronológica inversa, ou seja, do emprego mais recente (ou atual) para os mais antigos e procure detalhar mais as descrições das três últimas.

Organize o texto em tópicos e evite frases longas, não esqueça de incluir palavras-chave referente à sua área de atuação para facilitar na hora de ser encontrado através dos filtros.

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4 – Dê uma atenção especial ao “resumo”

O resumo do seu perfil é o que atrai os recrutadores e headhunters, por isso, de uma atenção especial falando de suas habilidades, experiências, projetos e interesses.

Atente para não fazer parágrafos longos, uns dois ou três parágrafos já é o suficiente. Outra dica aqui é ser bem objetivo e prestar atenção no português.

Não esqueça de incluir as palavras-chave da sua área de atuação no texto e não utilize a terceira pessoa.

5 – Explore trabalhos voluntários

Inclua no seu perfil algum trabalho voluntário, independentemente da organização. Fale sobre workshops, cursos gratuitos e capacitações das quais você tenha participado.

6 – Idiomas

Num mundo globalizado a fluência em outra língua é muito importante, principalmente se você deseja trabalhar em uma multinacional.

Coloque em seu perfil o nível de fluência nos idiomas, mas seja franco quanto à sua fluência, pois você será testado.

É também muito interessante ter um perfil em outro idioma para facilitar na buscas. Mas cuidado com a gramatica e a ortografia, pois um texto mal escrito dá a impressão de desleixo.

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7 – Dados de contato atualizado

É muito importante estar atendo a e-mails regularmente. Agora se você está procurando uma recolocação é valido fornecer o número do celular e WhatsApp.

Seja ativo na plataforma do LinkedIn

O LinkedIn disponibiliza recursos para você aumentar sua visibilidade. Através de canais que você pode seguir, participações em grupos de discussão você vai conseguir se manter atualizado ao mercado.

Você também pode publicar artigos de sua autoria que seja interessante para sua comunidade profissional. Desse modo você ganha visibilidade e cria uma marca.

Essas dicas vão ajudar você a potencializar seu perfil, porque além de um perfil mais completo você terá prova social e autoridade.

Qualquer dúvida ou sugestões deixe um comentário no espaço abaixo.

 

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