Entrevista de Emprego: 10 Dicas para se destacar e ter sucesso

Vivemos em tempos que as empresas estão enxugando gastos. Os profissionais que estão em busca de um emprego está se deparando com mais dificuldades para retornar no mercado e até mesmo conseguir uma entrevista.

Entrevista de Emprego

A entrevista de emprego é uma grande oportunidade de mostrar todas as qualificações do candidato e conquistar a vaga.

Para isso, o candidato deve pensar como ele pode contribuir com a empresa e, para ser aprovado deve estar conectado com as ideias da empresa e com a vaga que está concorrendo.

E para te ajudar a se destacar na entrevista separamos 10 dicas para você ter sucesso:

 Pesquise sobre a empresa

Se a vaga divulgar qual é a empresa contratante você deve pesquisar sobre a mesma e levantar o maior número de informação que você puder. Procure entender quais são os desafios atuais, história da empresa, culturas e valores sempre ajudam na hora da entrevista.

Aja naturalmente

É muito importante que você aja de forma natural em uma entrevista, no entanto não queira conduzir a entrevista. Uma entrevista não é uma bate papo com um amigo, podemos dizer que é uma espécie de “prova” e você estará sendo analisado a todo momento.

Seja pontual

Não queira chegar com uma hora de antecedência a uma entrevista, isso vai demostrar que você está ansioso, mas também não chegue atrasado.

O ideal é chegar 10 a 15 minutos antes do horários marcado para evitar imprevistos.

Apresentação pessoal

Como diz o ditado “a primeira impressão é a que fica”. Por isso opte por roupas mais formais e se certifique que a escolha está adequada ao ambiente e a área de pretendida.

Falar de si mesmo

Esse é um ponto muito importante, e que muitas vezes é necessário treino, e deve estar preparados para falar a seu respeito, de seu potencial e de sua carreira, de uma forma organizada e clara. Para que o entrevistador perceba o quão importante você pode ser para a empresa.

Valorizar suas qualidades

É muito importante que o candidato valorize suas qualidades mas, saber se ‘vender’ e destacar seus pontos positivos é essencial em uma entrevista.

Devemos ser humildes, sem falsidade ou modéstia. Ser natural, reconhecendo nossas fraquezas, mas assumindo de forma sincera as próprias qualidades são essenciais para o sucesso.

Por que merece a vaga

Em uma entrevista o candidato deve ajudar o entrevistador a entender o que a empresa ganha com sua contratação. Nesse momento o candidato deve ter coerência e não gerar controvérsia deve falar sobre as experiências, formação, idiomas, aperfeiçoamento técnico e profissional e as competências comportamentais.

Seja objetivo, transparente e verdadeiro

Seja claro ao falar sobre seus objetivos de carreira e saiba falar sobre os motivos de sua saída de empresas em que atuou.

Ao relatar sua trajetória profissional seja breve e mantenha fogo. Não atenha-se a situações delicadas do passado.

Escolha bem suas referências pessoas

Em alguns casos específicos é solicitado, pelo empregador, referências de pessoas. E o candidato deve pedir autorização prévia das pessoas.

Nesse momento evite a indicação de parentes, antigos desafetos profissionais. Indique pessoas que possam falar sobre suas experiências e competências profissionais.

Esteja aberto a negociação

O candidato não deve estipular um valor como remuneração. No entanto, ele pode falar sobre o seu último salário e seus benefícios e demonstrar flexibilidade em relação ao assunto, e sinta confiança na empresa pretendida.

Outra forma de tratar a pretensão salarial numa entrevista, é estar alinhado com a remuneração que está sendo oferecido para a sua função e seu nível no mercado atual, de acordo com seus benefícios e desafios.

É importante lembrar que a entrevista de emprego é um momento decisivo no processo seletivo em uma Agência de Empregos. Portanto, apresentar-se bem é fundamental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *