Mestrado: vale a pena o investimento?

fazer mestrado

Em um momento de crise no mercado de trabalho, muitas pessoas estão considerando promover sua educação para progredir nas suas carreiras. Mas será que vale o investimento de tempo e dinheiro em uma qualificação mais avançada? Embora que um mestrado possa ajudar a definir você entre outros candidatos a emprego e pode ajudá-lo a ganhar mais dinheiro, ou pode ser mais um diploma na parede.

O que é mestrado?

O papel do Mestrado é transformar você em um Mestre e isso não significa necessariamente que você vai dar aulas. No entanto um Mestre é alguém que está preparado para resolver, por si só ou em equipe, problemas não triviais. Ser capaz de resolver um problema, descobrir os objetivos a serem atingidos, os passos a serem dados, planejar como atingi-los. Resumindo, um Mestre é um pesquisador, uma pessoa que é capaz de descobrir o que é necessário e acima de tudo saiba lidar com alguém pressão e adversidade.

As organizações

A busca por aperfeiçoamento sempre será algo valorizado pelas organizações sejam elas grandes ou pequenas. O que acontecer na hora de procurar um emprego, em alguns casos, o perfil do profissional pode ser considerado “acadêmico demais” para o cargo, o que pode causar desilusão. Porém, no mundo corporativo esses profissionais são mais valorizados.

Se observarmos a maioria das pessoas mais poderosas do mundo têm MBA, mestrado ou até mesmo doutorado e isso não se limita a cargos políticos mas, de CEOs de grandes empresas. Para algumas empresas melhor qualificação sugere aumento de salário para outras não.

Mercado

O sol brilha para todos e o que realmente irá fazer a diferença será o seu autoconhecimento, foco e determinação para alcançar os seus objetivos.

Por isso, não comece um Mestrado sem ter a certeza do que você quer. Não tem como saber se será bom ou ruim para sua carreira. Mas para ingressar em um mestrado você tem que gostar muito de pesquisa ter disciplina e determinação

O que considerar

Muitos estudantes iniciam o mestrado para melhorar suas chances de carreiras. Principalmente se você quer continuar a sua carreira acadêmica você vai precisar de um mestrado.

No entanto, você tem que avaliar se o mestrado vale a pena. E para saber isso, converse com pessoas que já atual na mesma área ou segmento que você. Procure saber se a maioria delas têm mestrado? Que tipo de papéis eles exercem? Pergunte se o mestrado os ajudou a levá-los onde eles estão?

Conhecimento nunca é demais mas um mestrado não é uma coisa que fazemos por fazer. Você tem que ter a certeza do que você quer e onde quer chegar e se vale a pena pois o investimento é muito grande.

Espero que sua busca por conhecimento seja tão gratificante quanto a minha é até hoje!

Dúvidas? Dicas? Sugestões? Ou apenas troca de experiência. Deixe seu comentário no espaço abaixo para tornar este espaço cada vez mais colaborativo!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *