Como escolher uma Faculdade?

Escolher uma faculdade em São José dos Campos

No fim de cada ano muitos jovens chegam ao término do Ensino Médio sem saber como escolher seu futuro profissional. E se veem perdidos por não saberem o que responder a pergunta mais importante da sua vida: qual faculdade devo fazer?

Muitos escolhem uma faculdade por gostar da localidade, como uma cidade universitária que tem muitas festas e bares para se distrair. Podemos ainda dizer que alguns estudantes simplesmente querem ficar bem longe de casa que procuram faculdades o mais longe possível. E não consegue enxergar possibilidades fantásticas que estão perto.

Dependendo de suas escolhas pessoais, estas podem ou não ser boas razões para escolher uma faculdade. E é importante lembrar que o faz a faculdade ser do sonhos, como os atrativos ao seu redor pode se tornar um pesadelo mais tarde. No entanto, existem algumas etapas comuns que acreditamos que todos os alunos precisam tomar que irão ajudá-los na hora de escolher a faculdade certa.

Divida as Faculdades em três partes

Vamos pensar em um sorvete napolitano que tem três sabores. O sabor de chocolate sempre é comido primeiro, depois a baunilha e por último o morango.

Dessa mesma forma, precisamos dividir suas escolhas de faculdades em três categorias. O sabor de chocolate são as faculdades que estão no topo de suas escolhas, mas também são aquelas que são mais difíceis de entrar. O sabor de baunilha são as faculdades que você tem chance razoável de entrar e que você ficaria feliz em participar. Já as faculdades de morango são suas “faculdades de segurança”, as faculdades que você tem certeza que irá entrar.

Isso não quer dizer que um curso é melhor do que o outro, mas é que é matemática simples: pouca oferta, muita demanda, igual a uma concorrência muito mais difícil.

Tenha no mínimo duas ou três faculdades diferentes em cada um dos sabores. Isto garante que você chegue em seu pleno potencial, garantindo também que você seja aceito em algum grande colégio.

Agora se você não tem como se manter em uma faculdade longe e não pode contar com ajuda de seus pais. Não pense que esse é o fim procure faculdades próximas de sua cidade para que mesmo trabalhando você consiga se manter estudando.

Se você mora na Região do Vale do Paraíba existem muitas Faculdades públicas e estadual na região, além de ficarem próximos você pode reduzir o gasto e ainda ter uma excelente formação.

Procure recomendações pessoais.

A melhor maneira de começar a encontrar faculdades é falar com aqueles que o rodeiam. Fale com seus conselheiros, professores, amigos da família e até mesmo (Prepare-se para isso) os teus pais. Muitas vezes essas pessoas estão cheias de um Conselho para ajudar. E o que é bom é que eles te conhecem, podem ter razões específicas para recomendar uma certa faculdade. Tome nota das suas recomendações, mas não espere que eles vão te dar as respostas. Lembre-se, você está apenas começando. Pedir as pessoas recomendações é uma boa maneira de gerar uma lista preliminar de faculdades. Quando você pesquisar sobre as faculdades, você começará a descobrir o que é importante para você.

Foco em seus objetivos acadêmicos.

Quando você pensa sobre uma faculdade, você precisa considerar o que você realmente quer em uma educação. Você quer ser treinado para uma linha específica de trabalho como a área de exatas, ou na área de saúde ou ainda uma educação na área de humanas? Em muitos casos um curso técnico nos ajuda muito quando não sabemos o que queremos fazer e nos ajuda a ter uma visão do que veremos na faculdade. Uma coisa que temos que ter em mente é fazer um curso que realmente temos alguma afinidade ou que gostamos e não procurar algo que vai dar somente dinheiro. Outra coisa que temos que considerar na hora da escolha da faculdade e conhecer qual é o forte de cada uma.

Muitos jovens que se veem em uma encruzilhada e não consegue se decidir acaba tomando a decisão por impulso, por influência das pessoas e de forma emocional, quando chega o termino do prazo para entregar a inscrição do Enem.

No entanto, escolher uma profissão para o resto da vida é uma coisa séria. Então temos que diminuir as chances de erro, temos que pensar em uma profissão que será desempenhada 8 horas por dia e no mínimo por 30 anos de sua vida ou mais.

Pense: o que você faria até de graça?

Se todo mundo fizesse tudo que dá dinheiro, ou que está na moda o que seria das outras profissões. É possível ganhar dinheiro com que se gosta, sim!

Não tenha vergonha do que te faz feliz. Se você gosta de costurar, mexer com madeira, histórias em quadrinhos. Você pode tornar isso tudo uma profissão e ganhar dinheiro com isso.

Anote todas as coisas que você gosta. Se você não gosta de nada e só interessa em ficar o dia todo no Facebook e no Instagram, você pode ser um publicitário especializado em mídias digitais, ou fazer um marketing nas redes sociais, um analista de social media.

Outra opção para quem sabe o que fazer é fazer um teste vocacional.

Escolher uma profissão pode ser bem complicado, e não há uma resposta certa ou errada, por isso pesquise muito e construa sua própria resposta e boa sorte!

Agora se você está procurando uma Faculdade em São José dos Campos você chegou no lugar certo.

Dúvida? Comentário? Sugestões? Deixe seu comentário e torne esse espaço mais humanizado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *