Procrastinação: As verdadeiras razões que te fazem procrastinar e como parar

Você já se sentou para completar uma importante tarefa e de repente descobriu que precisava estender a roupa no varal ou ainda lembrou de pesquisar aquela receita que vai fazer no final de semana? Ou de repente percebeu que seu cão precisava de ração, ou ainda que os e-mails precisam ser respondidos, seu ventilador de teto precisa tirar pó, ou você lembrou de dar uma olhadinha no Facebook ou dar uma espiadinha no Whatsapp — ou talvez deva ir para almoçar, mesmo que seja apenas 11:00?

A próxima coisa que você pensa, é no fim do dia e poder voltar para casa no entanto, sua importante tarefa permanece inacabada, porque arrumamos as mais absurdas desculpas para não fazê-los ou melhor enrolar e quem sabe ela desaparece.

A procrastinação para muitas pessoas, é uma força forte e misteriosa que os impede de completar as tarefas mais urgentes e importantes em suas vidas. É também uma força potencialmente perigosa, causando vítimas ao executar mal seu trabalho, adiar o tratamento médico ou atrasar em poupar para a tão sonhada viagem. Um estudo descobriu que os procrastinadores acabam desenvolvendo estresse e mais doenças.

As origens reais da procrastinação

A procrastinação para alguns psicólogos é vista como um tipo de comportamento evasivo, um mecanismo de enfrentamento que correu mal em que as pessoas “cede para se sentir bem”.

E normalmente acontece quando as pessoas têm medo ou pavor, ou têm ansiedade sobre a importante tarefa que aguarda-os. Para se livrar deste sentimento negativo, as pessoas procrastinam — elas abrem um vídeo, mídias sociais, blogs, fóruns ou Pinterest em vez disso. Isso os faz sentir melhor temporariamente, mas infelizmente, a realidade volta para pegá-los no final.

Uma vez que a realidade de um prazo surge outra vez, procrastinadores sentem extremamente envergonhados e com culpa. Mas para um procrastinador extremo, esses sentimentos negativos podem ser apenas mais um motivo para adiar a tarefa, com esse comportamento, se tornando um ciclo vicioso.

Um mau hábito

Quando nós procrastinamos, desperdiçamos nosso tempo livre e deixamos de fazer tarefas importantes. E quando é realmente muito tarde, entramos em pânico e o desejo era de termos começado mais cedo. Os procrastinadores crônicos tem passado anos da sua vida em loop neste ciclo. Adiando as coisas, fazendo corpo mole, se escondendo do trabalho, enfrentando o trabalho apenas quando é inevitável, então repetindo este ciclo tudo de novo. É um mau hábito que devora-nos e nos impede de alcançar resultados maiores na vida.

Não deixe que a procrastinação assuma sua vida. Aqui neste post vou compartilhar alguns passos que podem ajudar você a superar a procrastinação com grande sucesso. Estes 7 passos definitivamente podem salvar sua vida:

1 – Divida seu trabalho em pequenas partes (micro-metas)

Muitas vezes quando olhamos para projetos grandiosos começamos a procrastinar logo de cara. Principalmente se temos um prazo longo pra cumprir. Por isso, para fugir dessa armadilha e evitar estresse no final uma dica é dividir o projeto em pequenas partes e, em seguida, concentre-se em uma parte por vez. E se mesmo assim você ainda procrastinar a tarefa, em seguida decompô-lo ainda mais. Logo, sua tarefa será tão simples que você vai estar pensando “nossa, isso é tão simples que talvez também faça isso agora!”. Por exemplo, se você está escrevendo um livro. Podemos dizer que um livro é um projeto enorme e pode ser esmagador. No entanto, quando eu dividi em pequenas metas pode lhe parecer mais fácil, como – (1) pesquisa; (2) decidir o tema; (3) elaboração do conteúdo; (4) escrita dos capítulos 1 a 5; (5) revisão e etc, de repente, tudo parece muito prazeroso. O que devemos fazer então é focar na fase atual e fazê-lo da melhor maneira, sem pensar nas outras fases. Quando estiver pronto, daí então passo passar para a próxima.

2 – Mude de ambiente

Ambientes diferentes têm impacto diferente na nossa produtividade. Por isso, escolha um lugar tranquilo que não ofereça distrações e que seja um ambiente que faça sentir inspirado. E se com um tempo esse lugar não oferecer mais tanta inspiração, não excite em mudar e procurar outro lugar.

3 – Crie um cronograma detalhado com prazos específicos

Apesar de temos a impressão que nós temos tempo e podemos começar outro dia a colocar em pratica tudo, essa visão é um convite para procrastinar. E para evitar que isso ocorra divida seu projeto em micro-metas e (ver dica 1), em seguida, crie um cronograma geral com prazos específicos para cada pequena tarefa. Desta forma, você sabe que você tem que terminar cada tarefa em uma determinada data. Seus cronogramas devem ser cumpridos, ou seja, se não acabar isto hoje, vai pôr em risco todo o resto que tenha planejado depois disso. Desta forma ele cria a urgência de agir. E seus objetivos são decompostos em mensal, semanal ou em tarefas diárias, e a lista é uma chamada à ação, que deve cumpri-la até à data especificada.

4 – Elimine tudo que possa ajudar você a procrastinar

Se você estiver procrastinando um pouco demais, talvez seja porque você está facilitando para procrastinar. Então a dica aqui é colocar o celular em uma gaveta ou deixar dentro da bolsa, isso se você não precisa dela para atender clientes, restrinja o Facebook somente para o final do dia. Desabilite a opção de notificação automática de seu e-mail, evite ouvir músicas e conversas paralelas. Livre-se das distrações em torno de você.

5- Ande com pessoas que inspire-o a agir

Tenho certeza que se você gastar 10 minutos falando com pessoas que possa te inspirar é mais valido do que ficar sem fazer nada. Então identifique as pessoas/amigos/colegas que inspiram você e saia com eles mais vezes ou acompanhe blogueiros ou pessoas que compartilham da mesma ideia e comece a segui-los. A troca de ideias e as dicas nos faz temos mais inspiração e flua melhor as ideias.

6 – Compartilhe sobre seus objetivos

Compartilhar com sua família sobre seus objetivos ou projetos faz com que gere um compromisso. Agora sempre que você vê-los, eles são obrigados a perguntar sobre como anda seu projeto. É uma ótima maneira de se manter responsável perante os meus planos.

7 – Pare de complicar demais as coisas

Muitas vezes esperamos o momento perfeito para fazer qualquer coisa. Sinto muito, mas esse momento perfeito não existe. Há um tempo atrás escutei um ditado que diz: “o feito é melhor que perfeito”. Por isso, não fique esperando a melhor oportunidade, abandone esse pensamento porque nunca há um momento perfeito. Se você ficar esperando por um, nunca vai conseguir nada. Perfeccionismo é uma das maiores razões para a procrastinação.

Por fim, podemos resumir que precisamos agir. Você pode fazer todas as estratégias, planejamento, mas se você não agir, nada vai acontecer. Observe se você está procrastinando, se você quiser mudar isso você precisa obter um controle sobre si mesmo e agir.

O que funciona melhor para você? Você tem sua própria dica pessoal para superar a procrastinação? Compartilhe conosco, escreva abaixo nos comentários e vamos ajudar mais pessoas a se livrar desse mal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *