Dicas de como construir sem gastar muito

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Ao dar início a construção de uma casa temos que pensar em muitas coisas como a contratação de uma profissional arquiteto, empreiteiro, compra de materiais e nem sempre você consegue procurar pelo melhor preço.

E pensar em dicas para economizar no projeto sempre é bem-vindo! E para quem está construindo o seu grande desafio é conseguir baratear o custo da construção de sua casa.

Para te ajudar a manter o custos de sua construção em rédeas curtas separei algumas dicas para você economizar.

O Projeto

O projeto é muito importante e ocupava uma parte bem significativa do custo total de uma obra. No entanto, se você deseja economizar o início é bem aqui!

A maior dúvida é se você deve contratar um engenheiro ou arquiteto. O arquiteto geralmente são mais caros e executam um trabalho mais amplo. Já o engenheiro em um projeto básico resolve o problema.

Mas se você precisa economizar, agora é a hora de colocar tudo na mesa e analisar qual profissional trará mais benefícios no final de tudo. Eu particularmente vejo que vale a pena contratar um arquiteto, mesmo que pague mais pelo projeto, no final você vai conseguir economizar.

Mão de obra construtiva

Para a construção você vai precisar de pedreiro, marceneiro, pintor, eletricista e outros profissionais, e seus preços varia muito. Por isso a ordem aqui é pesquisar muito, desde a qualidade do trabalho do construtor, como o preço para a execução da obra. É nesse momento que você também negocia um desconto pela obra inteira antes de contratar o serviços.

Mas tome cuidado em economizar de mais na mão de obra. Pois, as vezes um pedreiro ou outro profissional muito barato pode não fazer um serviço de qualidade e você pode precisar refazer, ai o barato vai sair caro e o que era para economizar no final sai mais caro.

Material básico

Alguns materiais básicos como areia, cimento, pedra, ferro, blocos, telhas, madeiras e outros não costumam ter grandes variações. No entanto, vale fazer uma pesquisa de preço pois essa ainda é a melhor forma de economizar.

No caso da madeira para cobertura, quando você vai na madeireira você vai encontrar dois tipos de madeira, uma boa e outra “similar”, mas que resolve bem o problema e seu custo é bem inferior à primeira opção.

Outro material que dá para economizar é no tipo de bloco, o bloco de 8 furos chega a ser mais barato que o mesmo bloco de 9 furos, e é muito mais econômico que o tijolinho. Você também consegue economizar com as telhas e outros materiais básicos por isso, vale a pena pesquisar.

Mais dicas para economizar no material básico:

  • Procure comprar carga fechada de blocos, telhas ou tijolos, o custo pode cair;
  • Tente comprar todo o ferro que irá precisar, diretamente de uma distribuidora de aço. Dessa forma você vai economizar bastante;
  • Já a areia compre diretamente de fornecedores ao invés de pegar em lojas de materiais de construção.

Acabamento

A grande diferença está mesmo no acabamento. Os materiais usados aqui são aqueles que irão ficar a vista e quem não quer o melhor e o mais bonito, não é mesmo? Mas a variação de preços de pisos, é absurda, o mesmo vai acontece com vasos sanitários, torneiras, portas, lustres e por ai vai.

Mas para baratear o custo da obra vai precisar escolher bem esses materiais. Nesse momento o que vale é o bom senso de escolher entre uma qualidade aceitável e o custo acessível

Mais dicas para economia no acabamento:

  • Para ajudar na pesquisa faça uma lista de materiais que você vai precisar e visite várias lojas, desde os grandes atacadistas e as lojas menores. E faça a compra alternadamente, comprando em cada loja só aquilo que está com melhor preço;
  • Fique de olho nas promoções, especialmente nas lojas que promovem queima de estoque e outras promoções. Pisos, revestimentos, materiais de iluminação, utensílios de banheiro e outros são boas opções para comprar em promoção.
  • Existem luminárias e lustres com bons preços e aqui você consegue economizar muito;
  • As janelas de vidro ficam mais baratas que os tradicionais modelos de madeira ou ferro;
  • Outra forma de economizar é você mesmo fazer a pintura da sua casa, dá um pouco de trabalho, mas você vai economizar uma boa grana;

Essas são algumas dicas para você economizar na hora de construir. E se você não tem tempo ou pretende contratar um Arquiteto em São José dos Campos para ajudar com a construção, procure profissionais qualificados. Espero que essas dicas te ajude e boa obra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *