Dicas de Arquitetura e Decoração

5 erros que muitas vezes cometemos ao decorar uma casa pequena

Existe um ditado que diz “Grande nem sempre é sinônimo de melhor”. E isso significa que precisamos ser espertos com nossas opções de design. Neste artigo Dicas de Arquitetura e Decoração vou expor 5 erros que muitas vezes cometemos ao decorar uma casa pequena.

  1. Iluminação

Ter uma casa pequena é uma coisa, mas ter uma casa pequena e escura é completamente outra coisa. Quase nada tem o poder de transformar um ambiente como uma boa iluminação, mas muitas vezes eu vejo clientes desconsiderando um dos elementos mais importantes do projeto. A iluminação tem o poder de valorizar um ambiente a luz pode dar a ilusão de espaço, e a maneira de fazer isso é com várias fontes.

A luz é uma ótima solução para suavemente criar um brilho em um teto ou uma parede, em seguida, misturar-se com uma lâmpada de assoalho e um pendente de luz para criar um pouco de drama. A luz também pode criar sutilmente várias zonas de iluminação e mostrar que um quarto tem funções diferentes e pode fazê-lo parecer maior do que realmente é. Trabalhar com a luz natural disponível em sua casa também é uma ótima alternativa. Então para começar deixe a luz entrar em sua casa.

  1. Paredes

A maior área em qualquer sala (especialmente nas salas pequenas) são as paredes, e muitos de nós deixamos ela nu. Claro! Você pode estar com medo que encher as paredes e deixar o ambiente ainda mais minúsculo. Uma solução inteligente é pendurar quadros mas certifique-se que está visualmente leve.

Não escolha quadros que impedirão seu espaço, por isso, escolha peças monocromáticas ou baseado em texto, como eles não têm o ‘peso’ que faz uma obra de arte ousada e colorida. Além disso, você pode usar suas paredes a seu favor com opções de armazenamento como prateleiras, ou até mesmo simples armários para manter toda aquela papelada organizada sem ocupar espaço limitado do piso ou bancada.

  1. Efeito casa de boneca

Muitas vezes cometemos o erro de criar versões em miniatura dos ambientes maiores que realmente queremos. Então pare agora mesmo! Primeiro você deve conhecer bem o espaço que você tem e só depois comprar coisas que realmente vão valorizar o ambiente. Uma pequena sala com um tapete pequeno e um minúsculo sofá é uma combinação terrível. Você vai criar um espaço apertado, e nem você precisa de tudo o que um cômodo maior possa acomodar. Escolha a peça que você ama, certifique-se que ela está de acordo com o espaço que você tem e comece criando seu espaço em torno dela. Outra dica é não empurrar todos os seus móveis contra as paredes. Quando fazemos isso você pode fazer com que o ambiente fique acolhedora. Até mesmo algumas polegadas de espaço entre um sofá e uma parede podem dar a ilusão de que o ambiente tem espaço sem excesso.

  1. Seja seletiva

É muito bom trazer lembrar daquelas viagens que tanto gostamos e melhor ainda quando ganhamos presentinhos dos amigos e familiares, não é mesmo! Mas é sério, você não precisa exibir tudo o que você ganha especialmente em pequenos espaços, a desordem pode facilmente assumir e transmitir que sua casa é ainda menor do que já é. Por isso, escolha o que vai deixar exposto agora e se quiser pode trocar a decoração com o passar de um tempo.

  1. O mito do ‘branco’

Usar o branco na parede é sempre seguro, mas também é chato. Enquanto a regra geral é que quanto mais leve as cores nas paredes e nos pisos você terá a ilusão de um espaço maior. O objetivo aqui é criar profundidade e para isso precisamos de texturas e tons. Criando uma sutil disparidade entre as superfícies vai fazer exatamente isso. Madeiras brancas com paredes cinzentas, um teto branco e tecidos pálidos, onde todos os tons são geralmente leves, em vez de ser todo branco. Pode parecer contraditório, mas um tom mais escuro, mais quente pode melhorar o ambiente e não fique muito claro como o branco. Se você tem vontade de ousar na cor comece procurando cores mais leves ou esteja aberta para as possibilidades e não tenha medo de correr riscos. Que quiser você pode se divertir pintando uma parede só ou colocando textura, usando um papel de parede ou uma parede com painéis de madeira, mas não todos juntos.

Se você tem você não se sente segura para fazer mudanças em sua casa você pode estar contratando um profissional de Arquitetura em São José dos Campos para ajudar.

Você gosta de ousar na decoração de sua casa ou você gosta de ficar na sua zona de conforto? Conte pra gente aí nos comentários abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *