Como encontrar um emprego durante a crise econômica?

Não é simples encontrar um bom emprego com salário alto, especialmente durante a crise econômica que estamos passando. Devido à forte concorrência no mercado e o grande número de profissionais disponíveis, as empresas têm um enorme oferta de talentos à sua disposição. Essa grande oferta de profissionais no mercado faz com que os candidatos muitas vezes aceitem salários abaixo do que aqueles que ganharam no passado exercendo a mesma função.

Para ajudar nesse momento por um novo emprego separei 8 dicas para ajudar nessa recolocação:

1 – Atualize seu currículo

Antes de começar a procurar um emprego, você deve atualizar seu currículo e se necessário procure cursos de qualificação para ajudar na sua recolocação. Quanto mais seu currículo estiver atualizado maiores são suas chances, é possível encontrar cursos gratuitos oferecidos pelas prefeituras, então fique atento em sua cidade.

2 – Amigos e família

Este método é muito útil se você tem uma longa lista de amigos e todos os seus amigos e familiares estão listados no Facebook. Você pode postar uma mensagem e dizer que você está procurando um trabalho particular e toda a pessoas vão ver isso e ajudar. Ser sociável e fácil e é sempre uma vantagem. Se você é comunicativo e sabe como se adaptar, não acho que encontrar um emprego será um problema.

3 – Fique de olho nos anúncios

Se você quer mesmo encontrar um emprego, compre jornais de manhã e procure em sites de empregos e até mesmo cadastrar nos sites institucionais. Quanto mais procurar mais fácil vai ficar.

4 – Procure trabalho

Emprego pode estar em falta mais trabalho sempre tem. Em momentos em que está difícil de conseguir um emprego rápido, aceite um trabalho que possa entrar algum dinheiro para ajudar com as despesas. Mas não deixe de continuar procurando emprego.

5 – Pense positivo

Em épocas de crise, evite notícias desmotivadoras que possam deixar você mais deprimido. Neste momento procure palestra online de motivação, como se portar em uma entrevista coisas que realmente vão acrescentar em sua vida e não deixá-lo mais pra baixo. Pensar positivamente nos faz enxergar o mundo de forma melhor e ficamos mais abertos a possibilidades.

6 – Aceite trabalhar com salário reduzido

Em época de crise, nem sempre podemos nos dar ao luxo de querer ganhar um rendimento igual ou até maior que o último emprego. Querer manter essa posição poderá dificultar conseguir um novo emprego e quanto mais cedo você conseguir lidar com essa mudança mais fácil irá ficar.

7 – Vá a luta

Muitas empresas em vários segmentos estão cortando custos devido as baixas nas vendas. Por isso, não estão mais procurando as agências de empregos para fazer seus processos seletivos. Com esse quadro não podemos nos limitar somente as agências mas procurar entregar os currículo nas portarias e cadastrá-los nos sites.

8 – Faça um controle

Monte uma planilha para no Excel ou no Word mesmo com o nome de todas as empresas que possuem vagas e todas as agências de emprego e organize um dia da semana para entregar pessoalmente os seus currículos, mesmo que você tenha encaminhado por e-mail. São pequenas atitudes de demostram o interesse do candidato.

Para facilitar montei uma relação com as agências de emprego de São José dos Campos.

Dica

E não deixe de olhar regularmente sua caixa de e-mails e deixe sempre seu celular por perto para não perder nenhuma oportunidade.

Espero que essas dicas possam ajudá-lo a se recolocar no mercado novamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *