Como alugar um carro

Alugar um carro quando precisa pode ser uma boa alternativa para quem usa pouco o carro. O processo de como alugar um carro, na maioria das vezes, é muito simples e rápido. Hoje podemos comparar o melhor preço pela internet e garantir a melhor opção, mas é importante compreender as regras e regulamentos de antes e depois de usar o carro vai ajudar.

Alugando um carro: Requisitos para alugar um carro

  • Ter no mínimo 21 anos de idade;
  • Ter no mínimo 2 anos de habilitação;
  • Ter o crédito aprovado pela locadora;
  • No caso de estrangeiros, é necessária a apresentação do passaporte no momento da retirada do carro.

As locadoras de veículos fazem a reserva online com data e hora de retirada e entrega sem que você precise sair de casa para isso. Sua única preocupação é devolvê-lo na mesma condição que você alugou.

E para ajudar você a ter a melhor experiência ao alugar um carro e não deixar suas férias irem por água abaixo, separei algumas dicas de ouro que vão te ajudar no processo de retirada e para a entrega de seu carro sem estresse.

– Reservando um carro alugado

1 Compare preços online.

Como já mencionei acima você deve verificar sites de locadoras de veículos como Localiza, Rentcar.com, Decolar.com, Unidas, Rentalcars, essas são só algumas das locadoras online disponíveis na web. Compare os preços e encontre o melhor negócio agende o melhor local para fazer a retirada do carro e o período de tempo em que você vai precisar de um aluguel.

Antes de decidir por uma locadora, pergunte sobre suas taxas adicionais e pesquise sobre ela na internet, você pode olhar em sites de reclamações e fóruns de assuntos relacionados. Estas taxas podem alterar qual locadora oferece o melhor negócio apesar de tudo. Algumas taxas comuns incluem:

  • As taxas menores de idade: custo adicional para um motorista com menos de 25.
  • Sobretaxas de aeroporto: custo adicional por buscar o carro no aeroporto.
  • Taxas de quilometragem: algumas locadoras oferecem a opção de quilometragem livre e tarifas promocionais.
  • Taxas para condutor adicional: encargos adicionais para que mais de uma pessoa possa dirigir o carro alugado.

2 – Considere o tamanho que você vai precisar

Você pode alugar um carro em qualquer tamanho, de compacto para SUV. Mas tenha em mente que as definições de termos como “compacto” e “porte de luxo” pode variar e seu custo também. A maioria dos sites de locadora vai incluir exemplos de modelos ou quantos passageiros cabem em cada tamanho do carro.

3 – Considere a reserva de um voo e um carro juntos

Se você pretende alugar um carro, após o desembarque de um voo, certifique se a possibilidade de reservar seu voo e alugar um carro juntos em sua própria agência de viagem e conseguir um bom custo benefício, pois taxas e melhores ofertas serão oferecidas.

4 – Adicione recursos que você realmente vai precisar.

Estes podem incluir um sistema GPS ou assentos de carro para as crianças. Estas adições podem ser incluídas enquanto você está passando pelo processo da contratação. Vários modelos de veículos vão ter opções diferentes, por isso, tenha isso em mente quando você escolher um modelo e o tamanho do carro.

Por isso, lembre-se que todos os recursos extras inclusos vão adicionar também um gasto extra na hora da sua contratação. Evite recursos extras a menos que você absolutamente precisa deles e não possa fornecê-los você mesmo.

5 – Inclua o custo de seguro

Muitas empresas têm como política a inclusão de um seguro de carro adicional quando é feito o aluguel de um carro, e em outras a contratação é opcional. Estas ofertas serão feitas mais frequentemente no momento da locação. Procure uma opção para exibir as condições no site do aluguel de carros que você optar por usar. E se mesmo assim você ainda tiver alguma dúvida você pode ligar para a locadora e tirar todas as dúvidas antes de finalizar a contratação.

6 – Pagamento antecipado ou simplesmente fazer a reserva e pagar quando você pegar o carro

A maioria das locadoras de carro irão realizar a sua reserva sem qualquer forma de pagamento, enquanto outros exigirão um número de cartão de crédito.

7 – Imprevistos

Certifique-se qual a tolerância para atrasos da locadora que você contratou. E como procede o cancelamento da contratação em caso de imprevistos e se há taxas extras.

Confirme também se a locadora acompanha o seu voo para garantir a reserva do seu carro até o momento da sua chegada, caso haja um atraso. Se você for retirar o carro no aeroporto, informe sempre à locadora o horário do seu voo e a companhia aérea que o opera.

Alugando um carro: Pegando o carro

1 – Garantia das reservas

Caso o modelo de carro que você reservou não esteja disponível no momento de retirada, ele será substituído por outro do mesmo grupo ou de um grupo superior.

2 – Revise seu contrato de locação

Certifique-se de toda a informação está correta, e se o preço que foi citado quando você reservou está certo no contrato. Caso encontre alguma divergência não assine qualquer papel até que esteja tudo certo.

3 – Pagamento

Se você não efetuar o pagamento on-line, você vai ser obrigado a pagar quando você for retirar o carro. Por isso, não esqueça de informar o número da reserva, bem como sua carteira e cartão de crédito.

Algumas locadoras de carros exigem um cartão de crédito e não aceitam cartões de débito ou cheques. Então vale se informar antes e evitar surpresas inesperadas.

4 – Verifique cuidadosamente o carro antes de sair

Certificar-se de arranhões, amassados ou outros problemas se estão documentados para que você não seja responsabilizado por estas quando você devolve o carro alugado. Seja meticuloso nesse momento. Certifique-se que tudo funcione corretamente. Verifique se há peças avulsas, luzes disfuncionais, vazamentos ou qualquer coisa que poderia ser considerado dano. Se houver, registre tirando uma foto ou vídeo do mesmo.

5 – Contrato

Ao pegar as chaves não esqueça de pedir uma cópia do seu contrato antes de retirar o carro.

6 – Verifique a política antes de cruzar fronteiras estaduais ou nacionais

Certifique-se de dizer a locadora na hora da contratação se você irá cruzar a fronteira do país. Você precisará de seguros especiais que podem ser comprados. Dependendo da locadora de carros, pode haver taxas adicionais para atravessar fronteiras também.

Alugando um carro: Devolver o carro

1 – Abastecimento

Alguns contratos de locadora lhe dão a opção de devolver o carro sem um tanque cheio de combustível, mas você terá uma cobrança extra. A cobrança do combustível será feita com base em tabela própria, disponível para conferência nos balcões da locadora de veículos. E para evitar que isso ocorra procure abastecer antes de entregar o carro.

2 – Limpe o interior do carro

Não deixe nenhum lixo para a locadora limpar, ou você será cobrado por isso. Certifique-se verificar tanto nos bancos da frente como nos bancos traseiros e porta mala e assoalhos de retirar todos os seus pertences antes de sair do carro.

3 – Entregue o carro na data e hora marcada

Algumas locadoras de carros usam cobrar por mais um dia cheio… se você devolver o carro até 30 minutos mais tarde do que você disse que faria. Por isso, lembre-se de verificar com a locadora antes de descobrir sua exata política quando já for tarde.

4 – Infração e multas

Para efeito de comprovação em caso de infrações de trânsito, no ato da locação, a locadora arquivará uma cópia de sua carteira de habilitação de cada condutor autorizado no contrato de locação.

Caso ocorra uma infração de trânsito no período de locação, a locadora comunicará ao órgão competente o nome do responsável pelo contrato de aluguel e a locadora efetuará diretamente o pagamento da multa.

A multa será cobrada posteriormente do locatário e muitas vezes com um acréscimo, a título de taxas administrativas. E a cobrança da multa será feita no cartão de crédito utilizado no pagamento da locação, através de assinatura em arquivo ou por via boleto.

5 – Entregue as chaves e espere pelo seu recibo.

Ao entregar o carro não se esqueça de pegar seu recibo.

Espero que essas dicas ajudem você na hora de fazer a locação de automóvel para suas férias, passeios ou negócios. Se quer saber mais sobre como alugar um carro em São José dos Campos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *