Aprenda a divulgar sua empresa com baixo custo

Uma das melhores estratégias é fazer seu cliente sentir-se importante assim como deve ser.

Quando falamos de divulgar sua empresa, tá ai uma coisa complicada, muitas empresas pequenas não olham para publicidade ou marketing, elas não costumam reservar um percentual do faturamento para ajudar a divulgar a empresa regularmente, geralmente fazem apenas em ocasiões especiais como Natal, Dia dos Pais, Dia das Mães ou datas especiais para a empresa. O que eles não sabem é que quando se investe continuamente em marketing e publicidade tudo fica mais fácil nos negócios. Sua marca fica em constante evidência, você pode facilmente aumentar o número de possíveis clientes antes de decidirem comprar.

Outra coisa importante é que a divulgação de sua empresa não requer investimentos altos e permanentes, não estão associados exatamente ao valor investido. Trata-se de divulgar a empresa para a pessoa certa com regularidade.

É possível hoje divulgar sua empresa de várias maneiras sem gastar muito, confira algumas dicas:

– Todo Cliente é Especial.

Todo cliente gosta de ser reconhecido, de se sentir especial, principalmente nos dias de hoje onde existe grande oferta de produtos, serviços e preços. Por estarem mais online tudo fica mais rápido, mais fácil para o consumidor, então é necessário gerar um diferencial no atendimento ao cliente para que seja uma experiência marcante e única. Como por exemplo, após o cliente efetuar uma compra seja na loja física ou online enviar uma mensagem e perguntar o que ele achou da loja e agradecer pela visita, isso pode ser uma maneira de tratá-lo como único. Essas pequenas ações possuem um custo muito baixo em relação à possibilidade do cliente retornar e efetuar novas compras.

– Mais que um cartão de visita.

Hoje em dia é comum dar um cartão de visita e logo essa pessoa descartar, guardar em um lugar onde raramente voltará a ver, ficar perdido naquela gaveta com muitos outros que um dia irão para o lixo. Em vez de correr o risco de ser mais um, pense em algo mais criativo como, por exemplo, um bloquinho de anotações com informações de contato em todas as páginas, um post-it com seu telefone ou site, esse tipo de item é utilizado com muito mais frequência e guardado por mais dias e pode ser mais impactante do que aquele cartão que ficou na gaveta.

– Pare de perder tempo com clientes que não dão lucro.

Muita gente dirá que não pode perder clientes e jamais pensaria em algo assim, mas pense bem nisso. Muitas vezes aumentar o serviço ou as vendas não significa aumentar os lucros.

Costumo dizer que existem três tipos de clientes, os de custo zero, os que dão lucro e os que tomam tempo e dão prejuízo. Se você parar de atender clientes que não te dão lucro poderá se dedicar mais a clientes que proporcionam lucros maiores, e também captar mais clientes desse tipo utilizando o tempo gasto com o outro e assim ajudar a empresa a crescer. É muito comum ouvir falar sobre a Lei de Pareto: a lei dos 80/20 onde 80% do seu lucro pode estar vindo de apenas 20% dos seus clientes, não é exato, mas cabe uma analise detalhada do caso. Entender bem os números da empresa pode lhe direcionar para uma maior lucratividade com menos esforços em suas ações de marketing.

– Monte sua lista de e-mails de clientes

A maioria das empresas não aproveita bem o poder dos e-mails, elas costumam às vezes cadastrar dados dos clientes, mas utilizam pouco a lista de e-mails que se cria.

Hoje em dia enviar e-mails é muito econômico, é uma excelente ação para promover produtos, serviços e ofertas para aqueles que já são clientes por um custo bem baixo. Gerar conteúdo que realmente seja útil para seu cliente pode lhe ajudar, por exemplo, como ele pode utilizar melhor um produto que você vende, explicar a aplicação de um determinado equipamento, modelos novos, etc. Utilize o e-mail para ajudar no relacionamento com seu cliente, seja regular, mas não faça spam, envie sempre algo que realmente possa ajudá-lo, a lista de e-mail é algo que precisa ser utilizada regularmente senão os contatos vão se perder ou esquecer sua empresa.

– Participe de eventos como feiras e conferências.

Monte seu Kit e vá para a guerra. Prepare folders, cartões e o site sobre sua empresa, faça uma pesquisa por eventos, conferências e congressos onde possa encontrar potenciais clientes e vá visitar, lembre-se você vai ao evento para prospectar clientes e não necessariamente para assistir palestras. Ao escolher os eventos pense fora da caixa, procure por locais onde seu cliente possa estar e não em feiras onde você deseja estar.

– Crie um diferencial.

Uma mecânica que além de fazer a manutenção ainda faz um checkup do carro, uma loja de material de construção que tenha uma cafeteria (com um excelente café) ou lanchonete que faça entregas, uma contabilidade que disponibilize online planilhas para download. A ideia é simples mesmo que não estejam comprando ou que não estejam lá, ainda possa usufruir do local ou produto, mas sempre vão ter a marca na cabeça.

– Especialista online: ajude seus possíveis clientes.

Essa é uma técnica muito simples e de baixo custo (na realidade é mais o tempo que você disponibiliza). O objetivo aqui é ajudar possíveis clientes, para isso você deve procurar em fóruns, sites de perguntas e repostas, grupos e rede sociais todas relacionadas ao seu negócio ou afins.

A técnica consiste em ajudar as pessoas respondendo comentários, dando opiniões e auxiliando quando tiverem dúvida, por exemplo, no Yahoo Respostas é comum postarem perguntando sobre um produto, se você comercializar ele, você pode opinar e depois recomendar através de um link para seu site. Ajudando as pessoas você poderá receber muitas indicações além de ajudar com sua autoridade e deixá-lo mais popular.

– Gere conteúdo e seja encontrado

Ter um blog e se tornar especialista no que faz sem dúvidas é uma das formas de atrair mais clientes, hoje em dia marcar presença online é obrigatório para as empresas, seja através do blog, vídeo no Youtube, Facebook ou Twitter, são muitos os canais onde pode divulgar sua empresa de forma gratuita, para isso basta conhecer um pouco mais de Marketing Digital para saber como aplicar as mais variadas técnicas disponíveis no mercado. Ao se tornar popular em seu segmento consequentemente atrairá mais clientes, para se vender é necessário aparecer e quanto mais aparece mais os outros lhe enxergam como uma autoridade no assunto e isso pode fazer com que outras mídias e empresas venham até você e assim conseguirá mais espaço para publicidade paga ou gratuita.

– Cuide de seus clientes.

Manter os clientes que já tem é mais barato do que conquistar novos. Então se tem aquele cliente que há muito tempo não compra nada, talvez seja o momento de fazer contato, envie uma mensagem por e-mail, veja se precisa de algo, fale de novidades, seja atencioso. Ser gentil com os clientes é uma das melhores e mais baratas formas de propaganda.

Espero que aproveite bem as dicas, e por trabalhar com o negócio online a técnica que mais utilizo é a do Marketing Digital, pois consigo aplicar aos projetos da empresa e de clientes. Então sugiro que você conheça e veja que realmente possui um excelente custo benefício.

Se você deseja divulgar sua empresa na região de São José dos Campos, conheça melhor o Radar do Vale o portal regional do Vale do Paraíba.

Sucesso e bons negócios.

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