5 Dicas para ajudar sua empresa a vencer a crise em 2017

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Se você quer vencer a crise em 2017 aproveite ao máximo as mídias sociais, pois isso é obrigatório para aumentar sua presença online e melhorar seu negócio.

Com a situação econômica atual que o Brasil está passando, muitos empresários se perguntam o que é possível fazer para superar essa fase difícil nos negócios e começar a crescer novamente. Para isso preparei algumas dicas que podem ser muito uteis para você e sua empresa.

5 Dicas para ajudar sua empresa a vencer a crise em 2017

1 – Aprenda a segmentar

Uma das coisas que você precisa aprender urgentemente é segmentação, em tempos de crise não dá para ficar dando tiros para todos os lados. É fundamental que as empresas comecem a segmentar e focar nos clientes e consumidores mais lucrativos. Procure descobrir quem são eles? Como encontra-los? Entenda o que eles querem. Tome uma decisão de qual público quer atingir, entenda do que ele gosta, suas características principais. Com o perfil do cliente desejado nas mãos, você poderá começar a oferecer e o melhor, de maneira muito mais assertiva evitando assim gastar com pessoas que não tem interesse em seus produtos ou serviços. Isso ajuda a reduzir custos e investir com mais certeza.

2 – Pós-venda e as mídias sociais

Acredito que as mídias sociais são um dos principais canais a serem levados em consideração, se levar em conta o custo necessário para mantê-las verá que elas devem ser parte essencial para desenvolver seu negócio (ou pelo menos algumas delas, a que considerar mais importante para sua empresa). Esse é o momento para sair na frente e fazer diferente do concorrente e começar a sacudir o mercado. As redes sociais são excelentes ferramentas pós-venda. É muito comum as empresas encerrarem o relacionamento após a venda, e não dão continuidade, o marketing vai muito além disso. Você deve se tornar amigo de seu cliente, continuar o relacionamento com ele poderá ajudar a construir algo muito maior e com isso incrementar as vendas de seu negócio, gerar indicações, principalmente o boca a boca, sem falar o feedback do serviço prestado que poderá ajudar sua empresa a melhorar ainda mais.

3 – Use o passado a seu favor

Quantas vezes já ouviu falar “No passado isso era bem melhor!”, uma das coisas mais comuns são as pessoas se tornarem nostálgicas em momentos difíceis do dia a dia. O consumidor atual tende a acreditar muitas vezes que no passado tudo era melhor, são comuns as pessoas se apegarem e terem carinho a algo que já compraram, campanhas que já viram, etc. No marketing e comunicação utilize coisas que representam integridade, estabilidade e felicidade. A ideia é ajudar seu público a se sentir bem.

4 – Boca a boca, uma arma muito poderosa

O boca a boca na internet é muito forte, os consumidores cada vez mais querem publicar algo nas redes sociais, seja para o bem, ou seja, para o mau. Tudo é muito dinâmico, quando ele compra algo, logo quer ir para o Facebook dizer se foi bom ou não sua experiência, o mesmo serve se um amigo publica algo nas redes, com isso o consumidor vai querer opinar e consumir as opiniões. Hoje uma empresa deixa um rastro digital muito forte, seja pelo produto ou serviço comercializado ou mesmo pela opinião que expressa. Então procure humanizar o atendimento e manter contato direto com seus visitantes.

5 – Economia Colaborativa

Esse assunto é novo para mim, mas funciona muito bem para empresas, isso veio para ficar, principalmente porque oferece muitos benefícios para todos. Existem 3 forças relacionadas:

  • Social: as pessoas compartilham mais hoje em dia.
  • Econômica: a escassez de recursos hoje em dia.
  • Tecnologia: A internet cresceu e existe uma nova geração de pessoas conectadas.

Esse novo mercado da economia colaborativa tem crescido muito e surgido serviços exclusivos para isso como taxistas, motoristas de caronas solidarias e muitos outros. Veja o que você pode fazer para lucrar com isso, pois cada vez mais ficará em evidência.

 Dica Extra: Divulgue sua empresa cada vez mais

Por trabalhar com Marketing Digital, Criação de Sites e serviços de divulgação para empresas vejo que ainda existem muitas empresas que não fazem a divulgação correta, existem muitos canais como Facebook, Twitter, Google Plus, Youtube, Vimeo, Instagram e muitos outros que são excelentes para divulgar e o melhor é que são GRATUITAS e ainda assim muita gente não utiliza, vejo empresas que não tem site embora seja possível criar um site simples e muito eficiente que seja responsivo e compatível com mobile e  o custo bem acessível. Pense nisso.

São essas as dicas para você empreendedor, é hora de sair dessa crise de 2017 que o Brasil vem passando, com dedicação, esforço e criatividade você será capaz de dar a volta por cima.

Sucesso para você e seu negócio!

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