10 coisas que você deve fazer para ter um negócio de patchwork online bem sucedido

Há, muitas coisas que temos que nos atentar para ter um negócio de artesanato bem sucedido. Verdadeiramente, o caminho é longo e pode ser difícil, mas seguindo os passos e se empenhando tudo vai dar certo.

Estou no ramo de negócio feito à mão (artesanato) por um longo tempo e posso dizer que ao longo dos últimos anos consegui construí meu negócio ao ponto que hoje estou ganhando mais do que eu fazia no meu último trabalho. E realmente fazendo algo que gosto!

Mal posso acreditar que cheguei a este ponto. Há alguns anos atrás, parecia um sonho quase inatingível. Mas aqui estou. Posso dizer que sou sortuda por conseguir ganhar a vida fazendo coisas bonitas e ainda fazendo algo que adoro.

Não digo isso para me gabar, eu digo isso para dar-lhe esperança e mostrar que correr atrás de seus sonhos é possível. É possível ter sucesso fazendo o que você ama, sim!

Mas se você sonhou em ganhar dinheiro vendendo o seu trabalho, estou aqui para te dizer que é possível. Mas não é fácil e não é um processo rápido. Mas pode ser feito. Eu e muitos outros artesãos, somos a prova viva que é possível.

Hoje, resolvi listar compartilhar com você dentre minhas tentativas e erros 10 coisas que eu acredito que são absolutamente cruciais para o sucesso ou o fracasso de seu negócio online de artesanato.

fazer patchwork pra viver

  1. Crie Algo que as Pessoas Realmente Querem Comprar

Você vai fazer coisas para vender e não para seu consumo. Você tem que pensar em algo que seja útil para as pessoas do ponto de vista decorativo ou para usar no seu dia a dia e até mesmo para dar de presente. Você deixará de pensar no seu gosto e passará a pensar nas necessidades de seus possíveis clientes. Esse é o ponto onde você muda a mentalidade para começar a criar seu negócio em patchwork.

Você tem que pensar há um mercado para isso? E é o mercado está disposto a pagar para você construir um negócio rentável?

  1. Trabalhe nisso Todos os Dias

Você deve lembrar que isso é uma maratona e não uma corrida. Por isso, devemos ser pacientes e devemos lembrar que as vendas iniciam lentamente. As empresas não crescem durante a noite, demoram anos para se tornar verdadeiramente bem sucedida.

Então temos que pensar nisto para o longo prazo. Porque se você está fazendo isso para tentar e virar um lucro rápido, pare agora.

Você precisa ser paciente e dedicado.

Se você for paciente e dedicada, e tomar medidas todos os dias para fazer crescer o seu negócio, o sucesso virá eventualmente com certeza.

  1. Seja Amigável, mas sem deixar de ser Profissional

Ser amigável é muito importante para os negócios principalmente se você está começando e ninguém te conhece. E quem não gosta de ser bem tratada quando sai em busca de algo. Claro que esse amigável tem que ser uma coisa natural e não algo forçado.

Muitos vão comprar de você porque eles querem comprar coisas únicas, direto da pessoa que os fez. Por isso, é importante que eles te conheçam (ou seja, tenha uma boa página com fotos de você e do seu trabalho e a história de como você chegou a fazer o que você faz), mas ao mesmo tempo, lembre-se de que seus clientes não são seus amigos.

Seja amigável e alegre, mas lembre-se de tratá-los com profissionalismo e respeito. Use saudações quando você escrever. Sempre responda às perguntas prontamente e em detalhes.

Não discuta com um cliente que faz exigências irracionais – responda com calma e profissionalismo. Nunca mais nunca se queixe sobre um cliente em um fórum público, Facebook.

Conseguir balancear entre ser amigável e ser profissional é crucial para o sucesso do seu negócio.

  1. Tenha Belas Fotos

Isto é a chave. Quando você vende online, suas fotos vão fazer seu negócio decolar ou quebrar.

A imagem é a primeira coisa que encanta os olhos e, geralmente, é a maior parte que faz com que as pessoas decidam fazer a compra. Conheço pessoas que nem leem a descrição do produto, mas compram imediatamente baseados somente na foto.

Aproveite o tempo para obter boas fotos.

O que faz uma boa foto?

  • Luz branca natural ou filtrada (não com flash)
  • Consistentes, simples, não use nada que poderia prejudicar seu produto.
  • Fotos claras e nítidas em foco perfeito
  1. Crie peças que possam ser reproduzidos

Desenvolva produtos que você possa reproduzir outras vezes sem perder muito tempo. Pois quando você estiver vendendo on-line e seu negócio começa a crescer, o tempo que leva para fotografar/descrever/editar, etc, cada novo produto você terá que se organizar para conseguir entregar no tempo combinado. E tudo que você conseguir adiantar é tempo que você ganha.

  1. Acredite em você e no seu trabalho – mas seja aberto à mudança

Se você não acredita em si mesmo, no seu produto, você nunca terá sucesso.

Leva tanto tempo e dedicação para fazer um produto em patchwork até conseguir vendê-lo, que se não fizer algo que você absolutamente ama e está convencida de que as pessoas irão adorar, você vai ficar desanimado e pode até desistir de seu sonho.

No entanto esteja aberto à mudança. Se você está trabalhando e trabalhando e ainda não está ganhando qualquer impulso após semanas/meses/anos talvez algo precise mudar.

Pode ser algo sobre o que você faz. Talvez seja apenas suas fotos ou até mesmo o preço.

Amo o que faço, mas estar aberto para o fato de que para ter sucesso, talvez você precise fazer uma mudança.

Isto não é uma coisa ruim. Não desanime se você precisa fazer uma mudança.

  1. Tenha uma lista de discussão

E-mail ainda é a maneira mais direta e eficaz de se conectar com seus clientes. Por isso, é muito importante criar uma lista de e-mails de pessoas que realmente estão interessadas em seus produtos.

Você pode amar seu blog, Facebook, Twitter, Instagram… mas ainda existem pessoas que realmente ignoram tudo isso.

Uma vez que seu cliente ou potencial cliente deu o passo a confiar em você com seus e-mails, eles deram permissão para contatá-los diretamente.

Estas são suas melhores perspectivas para fazer uma venda, pois as pessoas amam o que faz! Você não precisa convencê-los que o que você faz é incrível.

Tratá-los com respeito, dar-lhes valor nos e-mails que enviar e ficar em contato com eles em uma base regular. Eles vão recompensá-lo, tornando-se clientes fiéis.

  1. Preço por Lucro

Este é um dos problemas mais comuns enfrentado por todos que fazem artesanato.

A maioria de nós começa a vender o nosso trabalho numa perspectiva de passatempo. Não fazemos ideia qual é o preço cobrar pelo nosso trabalho, então nós tendemos a prostituir nosso trabalho. Nós sabemos como fazer isso, então nós tendemos a subestimar nossas habilidades e não dando valor pela nossa dedicação.

Não tente competir em preço

Haverá sempre alguém que vende algo semelhante ao que você faz por muito menos do que você. Até mesmo outros talentosos artesãos e artesãos.

Você precisa fazer o duro trabalho de descobrir qual o preço que você precisa para vender seus bens para ganhar uma vida decente, e esse é o preço que você precisa vendê-lo.

Isso é difícil. E provavelmente vai retirar você da sua zona de conforto. Mas se você quer levar a sério e quer fazer esse trabalho seja seu negócio, então é algo que você precisa pensar.

Se precisar de ajuda para descobrir COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO ARTESANATO existe o curso Clube do Artesão, tem um módulo que fala sobre isso. Qualificar-se é muito importante para aprender a vender seu produto ou serviço de forma mais eficiente.

  1. Tenha seu próprio Site ou Blog

Você é um profissional, então você precisa olhar como um profissional. E se pretende vender seus produtos de patchwork on-line, você precisa ser acolhedora e profissional.

Você pode começar com sites como ELO7, Mercado Livre e assim que você começar a crescer procure criar seu próprio site ou blog. Assim, coloque em seus cartões de visita, seu e-mail, suas contas de mídias sociais.

Essa pequena mudança pode fazer uma grande diferença para a impressão que as pessoas tenham de seu negócio. Ter seu próprio domínio é um começo fantástico.

E sim, você deve estar conectado a todo o momento. E estar blogado é a melhor maneira de criar uma história sobre você e seu trabalho. Não se assuste ou fique sobrecarregada se não sabe nada, apenas comece. Na verdade, aqui estão algumas ideias para você iniciar.

  1. Aprender, aprender, aprender

No negócio, não há nenhuma “tal coisa” como para sempre. Sempre há mais a fazer, coisas novas para experimentar, erros a serem cometidos, coisas para aprender.

Quando você está no negócio, você precisa estar constantemente aprendendo, experimentando e dando saltos para o desconhecido. Se você não tentar, claro, você não pode falhar.

E se você tentar, você poderá falhar. E outra vez, mas cada vez que você falhar pode aprender algo novo. Você pode dar um passo para trás, mas você vai dar dois passos à frente.

É uma viagem fascinante, emocionante, desgastante, revigorante e uma mudança de vida. E se você definir que é isso mesmo que você quer vá em frente sem ter medo de enfrentar as dificuldades, por que elas aparecerão e você tem que estar pronta! Aceite suas limitações, aceite ajuda quando necessário, procure sempre aprender técnicas novas e não pare! Quando encaramos nossos medos de frente às chances de sucesso são muito elevadas.

Se eu consegui, você também consegue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *