10 dicas para diminuir o sal nas refeições

O SAL é um dos principais causadores da hipertensão entre outros problemas. Ou seja, não existe nenhuma razão, seja em relação a sua saúde ou a sua beleza, para você continuar exagerando no consumo dele. Separamos algumas dicas para ajudar a reduzi-lo e a levar uma vida mais saudável, confira.

1 –  Controle a utilização de sal no dia a dia

Ao comprar o sal marque a data da compra e a previsão de término. Atente-se se utiliza muito ou pouco sal durante as refeições, passe a controlar a utilização deles nos alimentos.

2 – Utilize pouco sal ou mesmo sem sal ao cozinhar

Você pode abusar de outros temperos e ervas que podem substituir o sal e deixar a alimentação mais saudável, o mais indicado é cozinhar sem sal e salgar depois de cozido, mas não é fácil simplesmente abandonar o sal, mas para ir se acostumando, você pode ir diminuindo aos poucos(ex. metade do usual) e em pouco tempo não perceberá a falta e conseguirá sentir mais o sabor dos outros ingredientes.

3 – Não exagerar na utilização do sal

Ao temperar utilize a ponta dos dedos ou uma colher de chá para pegar o sal (uma colher de chá é a quantidade que uma pessoa se deve consumir de sal por dia), não se esqueça de provar sempre a comida antes de colocar mais sal.

4 – Evite os enlatados

Queijos, salgados e embutidos possuem grande quantidade de sal (por exemplo, veja o sódio da salsicha, irá se surpreender). Caso utilize alimentos como esses reduza a quantidade de sal ao preparar os alimentos. Alguns fabricantes sempre trazem opções como no vapor ou dessalgadas(como carnes e peixes). Opte sempre por queijos e requeijão caseiros por a quantidade de sódio é menor.

5 – Faça você mesmo seus molhos

É uma ótima oportunidade para aprender e fazer seus molhos, existem diversas receitas caseiras e simples de fazer.

Molhos prontos possuem grande quantidade de aditivos ricos em sal e conservantes.

6 – Evite salgados industrializados

Se quer beliscar algo, existem diversas opções saudáveis e gostosas. Castanhas, torradas, biscoitos caseiros, que além de conterem menos sal também são uma opção mais nutritiva.

7 – Evite alimentos prontos e salgadinhos de compra

A maior parte do sal que consumimos vem de alimentos prontos, enlatados e embutidos e não percebemos isso. Se for utilizar lave bem as conservas em água corrente como azeitona, palmito, milho, picles, etc antes de consumir, sempre que possível utilize os caseiros, aqueles comprados na feira ou na quitanda, pois possuem menor teor de sal e são mais saudáveis.

8 – A comida não precisa só de sal para ter sabor.

Existem outras maneiras além de utilizar somente sal para dar gosto à comida. Muitos temperos podem dar conta do recado e trazendo mais benefícios para o organismo, como o azeite, a laranja, o alho, a cebola, o cominho, o manjericão, pimentas, entre outros.

9 – Tire o refrigerante de seu cardápio

Não importa se é diet ou light, eles devem ser retirados, pois possuem muito sódio(sal) em sua composição, se quiser beber, beba água, sucos naturais, chás.

10 – Beba muita água! Ela é essencial

Procure consumir diariamente de 2 a 3 litros de água (chás, sucos, etc.) durante o dia, ela ajuda a dissolver o sódio e eliminá-lo na urina.

Portanto, declare guerra a este vilão! E siga as dicas para reduzir o consumo de sal!

Saúde hoje e sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *