Técnicas de adestramento: 6 passos para ensinar seu cão a buscar

Técnicas de adestramento

Ensinar seu cão a buscar coisas é uma das coisas mais simples, e não requer muito esforço. Afinal, os cães amam tanto brincar e agradar o seu dono. Mas você deve ensiná-lo de forma certa e para isso neste artigo você vai aprender técnicas de adestramento e 6 passos para ensinar seu cão a buscar coisas de forma bem simples.

Embora existam alguns cães que parecem entender quando você brinca com ele de perseguir e recuperar algum objeto de forma automática, a maioria não o vai fazer. Ou eles simplesmente vão sentar e ficar olhando para você, querendo saber por que você jogou fora aquele brinquedo, ou irá perseguir o objeto, mas não “pega” ou traz de volta para você.

E para ajudar você a seguir separei 6 técnicas de adestramento que vão ajudar seu cão a aprender a buscar como um profissional. Aqui estão seis dicas testadas e aprovadas.

6 técnicas de adestramento

Comece a perseguir

Se seu cachorro é daquele que fica sentado olhando quando você lança algum coisa. Se sim, então seu primeiro objetivo é ensiná-lo a correr atrás do objeto que você quer que ele vá buscar. E para fazer com que ele execute esse comando, existem três maneiras de fazer isto: você pode oferecer-lhe carinho, petiscos ou simplesmente jogar para que ele vá recuperar o objeto escolhido, como numa brincadeira. Você tem que observar o que motiva seu cachorro.

Qualquer que seja o motivador você use, o processo é basicamente o mesmo. Incentive seu cão a ir buscar o objeto que você quer que ele pegue. Quando ele agarrá-lo, recompense-o com motivador que você escolheu e, em seguida, pegue o objeto. Repita isso algumas vezes, mas lance o objeto a uma curta distância para motivá-lo. Quando ele correr atrás, imediatamente recompense-o novamente. Repita o processo até que você tenha confiança de que você vai lançar o objeto e seu cão vai persegui-lo.

Adicione motivação extra nas técnicas de adestramento

Para incentivar ainda mais a perseguição segure seu cão depois de lançar o brinquedo. Naturalmente segure-o contra você, e incentive-o verbalmente a buscar o objeto enquanto você ainda o segura. Depois de incentivá-lo finalmente solte seu cão, ele vai sair como um foguete atrás do objeto.

Ensine trazer para você

Depois que seu cão já aprendeu a perseguir o objeto, o próximo passo é fazê-lo realmente traze-lo para você. Há uma série de coisas diferentes que você pode fazer, e tudo vai depender do comportamento do seu cão. Se ele não te devolve o objeto, pode ajudar usar um segundo brinquedo. Uma vez que ele é um “apanhador” primeiro, mostre-lhe o segundo brinquedo e jogue-o na direção oposta. Ele provavelmente não vai levar o primeiro brinquedo com ele, mas pelo menos vai ficá-lo acostumado à ideia de correr de volta para você depois que ele pegou o objeto.

Depois que ele domine isso, tente trazê-lo de voltar para você, enquanto ele ainda está segurando o objeto peça para soltá-lo. Se você mostrar o segundo objeto, ele provavelmente vai soltar o primeiro objeto e vai perseguir o segundo objeto. Eventualmente, ele vai aprender que se ele voltar para você… e deixa cair o objeto, você vai jogá-lo novamente.

Com uma ajudinha extra

Se você tem um cachorro que gosta de pegar objetos e depois foge com eles, usar uma corda pode ajudar. Quando ele pegar o objeto e sair correndo para outro lado, puxe-o para você. Isto deve incentivá-lo a segui-lo. Mesmo se ele não entregar o objeto você deve elogiá-lo quando ele se aproximar, então jogue novamente o objeto e repita a ação. Faça isso por algumas semanas e seu filhote deve vir até você naturalmente.

Use um petisco nas técnicas de adestramento

Se seu cão deixa cair o objeto antes de chegar até você, a dica é afaste-se enquanto você diz “traz”. Quando ele atingir o local onde você estava originalmente, vá ao encontro dele e elogie-o ou entregue um petisco, em seguida, atire o objeto novamente. Agora se o problema é que ele não quer voltar para você, então peça para que ele solte o objeto e coloque um petisco no nariz dele. A maioria dos cães irão soltar o objeto pelo petisco.

Escolha algo que seu cão goste

Talvez essa seja a regra mais importante de todas e seu cão não vai perseguir algo a menos que ele realmente queira então se sinta livre para experimentar com diferentes objetos (bolas, frisbee, varas) até encontrar uma que ele realmente se interesse.

Ensinar truques aos cães faz com que a vida deles como a de seus donos fiquem mais tranquila e saudável. Por isso, aprender pequenos truques e ensiná-los vai deixar seu amigão ainda mais feliz!

Agora se você tem tempo para ensinar seu cão com algumas dicas e técnicas de adestramento básico indico que procure um guia com muito mais técnicas e assim poderá ensinar muito mais, quando mais adestrar seu cão mais obediente ele ficará.

Aproveite e confira também o Programa Feliz pra Cachorro e aprenda técnicas de adestramento e torne seu cão mais tranquilo e comportado com os especialistas no assunto.

Que truques o seu cão pode fazer? Conte-nos nos comentários abaixo.

Leia também: Adestramento passo a passo: Como fazer seu cão parar de pular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *