Como ensinar seu cachorro a sentar

O treinamento para ensinar o cachorro a “sentar” obedecendo a um comando é um dos primeiros truques a ser ensinado e constitui a base para muitos outros truques de cachorro. Depois que você ensina seu cachorro a sentar
através de seu comando, você terá a atenção dele, o que deixará bem mais fácil o treinamento futuro.  Para treinar um cão a sentar, basta preparar algumas guloseimas como recompensa.

Outro ponto que temos que levar em conta é que certos métodos funcionam melhor com filhotes, já outros são mais adequados para cães mais velhos e com menos energia.

>> Tenha acesso imediato ao curso Programa Feliz Pra Cachorro, acesse e veja como ele é. <<<

Lembre-se que os filhotes mantêm atenção por muito pouco tempo e se distraem com muita facilidade. Então ao treinar um filhote temos que ir devagar no começo, é necessário também dar pausas ao seu cãozinho para que ele retorne com foco ao treino.

Hora de começar a ensinar seu cachorro a sentar

 A escolha do local é muito importante também. Por isso, é necessária a escolha de uma área livre e que o seu cãozinho se sinta confortável e sem distrações. Nesse momento é importante que ninguém atrapalhe.

Observe seu cão

Ao dar inicio a uma sessão de treino observe seu cãozinho se ele estiver animado e obedecendo a seus comandos, tudo bem. No entanto, se ele começar a se distrair e não obedecer mais, então dê uma pausa para não sobrecarregar e diminua o tempo de treino de 10 para 5 minutos. E se necessários encontre outro local para evitar distrações.

Durante todas as lições repita frequentemente a palavra “sentar” para que fique gravada na mente de seu cão. Agora vem a lição final para ensiná-lo a sentar-se logo que ele ouve a palavra, fique em pé na frente de seu cão, observe se ele está prestando atenção em você, mostre um pedaço do petisco, mas não deixe que ele pegue. Repita o comando “senta” com uma voz firme se ele sentar dê a ele o petisco como recompensa.

Não diga “não, senta”

Agora se seu cãozinho não sentar na hora, não diga “não, senta” lembre-se de limitar sua fala somente a comando e a elogios. Então retome a atenção de seu cão mostre o petisco e repita “senta” se for necessário leve sua mão com o petisco com movimentos lentos até que fique sobre a cabeça. Se mesmo assim ele não sentar você pode leva-lo gentilmente na posição de sentar enquanto mantém a recompensa na mão. Se ele sentar a recompensa deve ser dado a ele depois que ele tem obedecido.

A única forma de perfeição é praticá-la varias vezes ao dia até que ele se sente com o comando e sem ser mostrado uma recompensa.   Depois que ele aprenda a sentar você também poderá ensinar a saudar, trazendo uma pata até o lado da cabeça, ou para segurar um tubo de madeira na boca.

Ensinar a seu cão o truque de “sentar-se” é muito gratificante, além de  divertido e muito importante ao longo do caminho!

Confira o vídeo com mais dicas:

Aproveite  e confira também para saber Como Acabar com Pulgas em 3 Passos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *