Adestramento de cães: treine seu cão para se comportar

Adestramento de Cães

Você já emprestou alguma coisa que você gostava muito para um amigo, e quando ele devolveu estava toda destruída? Eu já passei por isso e não foi legal! E posso dizer que os amigos também podem arruinar todas as suas técnicas de adestramento de cães que você fez com seu cachorro. Uma visita pode assustá-lo, ensinar maus hábitos, e ainda mais, ao fazer isto podem transformar seu cachorro em um cão terrível que te irrita, mesmo depois que os convidados vão embora.

Adestramento básico

Fale mais alto

As visitas podem criar problemas sem querer. Até mesmo os amigos que “adoram cachorro” podem criar problemas, portanto fique de olho neles. Você vai ouvir, “Oh, ele é tão fofinho, adoramos cachorro” ou “Não se preocupe se ele ficar pulando, eu não ligo.” Claro, eles podem não se importar agora, mas talvez quando ele tiver mais de 50 quilos em seis meses, vai incomodar. E muitas vezes nessa hora as pessoas evitam voltar a sua casa.

Apesar dele ser apenas um cachorro você não vai deixar ele estragar seu tapete ou destruir seus vasos de flores que você cultiva com tanto carinho. Em um tempo muito curto seu cão será mais do que um filhote e suas visitas podem ensinar-lhe comportamentos que para eles podem parecer um comportamento aceitável. E como devemos fazer? Se muitas vezes nós damos um sorriso amarelo e por dentro ficamos irritado porque na verdade queríamos falar para não fazerem isso… mas eles são visitas.

Mas crie coragem e faça um favor a você mesmo e a seu filhote e diga para suas visitas que você está trabalhando com adestramento de cães, e se mesmo assim não adiantar falar com ele. Então deixe seu filhote em um lugar fechado onde ele não vai aprender a ser impertinente.

Treinamento: Esteja no controle

Outra situação que podemos vivenciar e totalmente o oposto de alguém que gosta de cães é ter visitas que não gostam de cães e têm até medo deles. E é claro que eles vão preferir não ser cumprimentado por seu cão. Demostrar esse nervosismo pode criar um comportamento indesejado. O cão vai reconhecer a linguagem corporal e cheiro daqueles que o temem, e ele pode mostrar medo, às vezes até mesmo dando uma rosnada de incerteza. Tais comportamentos podem se agravar principalmente se nos ficamos irritados com a nossa visita e frustrado com o cão. Quando isso acontece, perdemos o controle do nosso cão e até de nós mesmos, e é quando cometemos erros.

Mesmo se tivermos visitas e um cachorro bem comportado, podemos criar problemas sem perceber. Quando temos um cachorro bonito e tem alguns comportamentos bonitinho, claro que vamos mostrar aos amigos que vêm visitar. Naturalmente, estamos orgulhosos por nosso novo membro da família e queremos mostrar para todos. A socialização com novas pessoas é bom para o cachorro. No entanto, temos que ter cuidado.

Com a casa cheia nós queremos que nosso cãozinho se comporte bem, no entanto os convidados são uma grande distração. Seu cão pode se sentir intimidado, nervoso, excitado ou cauteloso. Na verdade ele pode não se comportar como você imaginava. Nessa situação, tentar controlá-lo pode criar comportamentos indesejados.

Jogue pelo seguro

É mais fácil jogar pelo seguro com seu cão quando você vai receber visita. Por isso, mantenha o controle e ajude-o a aprender a ter paciência e manter a calma. Nessas horas uma coleira e um portãozinho são ótimas ferramentas para usar. Os cães precisam entender que os convidados vêm visitá-lo e ele está lá para ser cumprimentado. Peça para seus convidados não fazer do cão o destaque enquanto eles chegam, mas para ignorá-lo.

Se seu cão é bem agitado você pode colocá-lo na coleira, e mantê-lo em canil ou um quarto quando você vai receber muitas pessoas, ou melhor ainda, antes que suas visitas cheguem, coloque a coleira e espere que ele se acalme e depois leve-o para socializar com os convidados. Quando você levá-lo para ver os convidados aproveite para ensiná-lo a cumprimentar os convidados educadamente.

Quando ele aprender a arte de cumprimentar os convidados, certifique-se de que tais hábitos são mantidos caso contrário seu cão pode regredir e aprender mais uma vez que ele pode desobedecer quando os convidados estiverem presentes. Um cão que cumprimenta os convidados educadamente é uma delícia ter ao redor da casa e você vai se orgulhar e seus convidados admirarão. Seus sorrisos e apreciação são sua recompensa e irão ajudá-lo a se tornar ainda melhor.

Ainda não consegue adestrar seu cachorro, então confira o Programa Feliz pra Cachorro e aprenda como educá-lo de forma simples e com entende do assunto.

Quer saber mais sobre dicas de técnicas de adestramento de cão, então leia também:

Como é que seu cão se comporta quando você tem pessoas em casa?

Leia também: Adestramento de Cães: O que Fazer e o que Não fazer




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *