Adestramento de cães: O que fazer e o que não fazer

Adestramento de Cães

O reforço positivo é uma ferramenta poderosa de adestramento de cães, mas não é para sair elogiando tudo o que seu cachorro faz.

E se você quer ter mais sucesso nas suas técnicas de adestramento é muito importante saber o que fazer e o que não fazer de reforço positivo.

Adestramento de cães: O que Fazer…

Imediatamente festeje e recompense um comportamento desejado

Os cães vivem o momento, por isso, sua resposta deve ser imediata. E nessa resposta você pode incluir os petiscos e carinho e deve ser usado sempre que seu cachorro fizer algo que você quer que ele faça.

Se você mesmo está treinando seu cão, lembre-se de recompensá-lo toda vez que ele fizer o que você pediu. E lembre-se que para o cão todo esforço é muito grande e deve ser recompensado.

Adestramento: Seja curto e divertido

O objetivo é fazer com que seu cão perceba que as coisas boas vêm quando ele te obedece. Por isso, você deve fazer a treinamento de cachorro bem curta, divertida e positiva.

Abandone as guloseimas

Embora a guloseimas seja absolutamente positivo para o início de todo adestramento de cães, ao longo do tempo você deve abandonar esse recurso, mas deve continuar a oferecer muito carinho. Eventualmente, seu cachorro vai esquecer os mimos e fazer o que você quer apenas para agradá-lo.

Você também pode condicionar seu cão para associar um determinado som ou um click com o recebimento de um petisco. Quando você retirar o petisco, seu cachorro ainda vai responder ao som.

Aproveite e confira também o curso Ensine Xixi e Cocô no Lugar Certo e veja os resultados já em 2 semanas.

Adestramento de cães: O que Não fazer…

Faça coisas complicadas

Se você quer brincar com seu cão, então não diga para ele “buscar a bola.” Em vez disso, apenas diga “buscar” e imediatamente recompense-o quando ele faz isso. Lembre-se de ser específico e simples usando palavras curtas quando der comando ao seu cão.

Mostrar a inconsistência

Você não deve recompensar seu cachorro para sair do sofá e depois oferecer carinho e deixa-lo ficar no sofá. Se tiver esse comportando simplesmente você vai confundi-lo sobre o que você quer. Além disso, é importante que todos em sua casa sigam as mesmas regras ou seu cão ficará confuso.

Pare de corrigir seu cão

Um grande erro que muitas vezes acompanha muitos donos de animais de estimação é que eles pensam que não podem dizer não para seus cães. Isso não é verdade. Se um cão está agindo de forma inadequada, você pode e deve corrigir o comportamento.

O que você deve fazer é manter o “tempo de correção” separado do tempo do “reforço positivo“. Precisa ter um equilíbrio, assim como seria se você fosse corrigir seu filho.

Quer aprender mais como adestrar seu cão então confira o Programa Feliz pra Cachorro e se surpreenda com os resultados!

O reforço positivo tem ajudado você a trabalhar com seu cão? Conte-nos sua experiência nos comentários abaixo.

Leia também: Adestramento Básico: 5 comandos essenciais




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *