Adestramento Básico: 5 comandos essenciais

Adestramento Básico

Ter um cão treinado não é o mesmo que ter um cão equilibrado, mas se seu cão sabe alguns comandos de adestramento básico, pode ser útil ao abordar problemas de comportamentos já existentes, ou aqueles que podem se desenvolver no futuro.

Mas onde podemos começar com o treinamento de cachorro? Você pode levar para um profissional adestrador, mas não é necessário. Você pode fazer isso sozinho. Na verdade, com a atitude certa, pode ser divertido para você e seu cão!

Adestramento Básico

Abaixo separei algumas técnicas de adestramento básico para você colocar em pratica agora em casa.

“Senta!”

Este é um dos comandos de obediência mais fácil de ensinar a seu cão, então é uma boa começar por ele. Então vamos iniciar:

  • Segure um petisco perto do nariz do seu cão. Mova sua mão para trás, em direção da nuca, permitindo que a cabeça dele siga sua mão automaticamente ele vai encostar o traseiro no chão. Quando ele estiver na posição sentado, diz “Senta”, e lhe dê o petisco e elogie-o sempre quando ele realizar a tarefa.
  • Repita esta sequência várias vezes todos os dias até que seu cão tenha dominado o comando. Então peça para seu cão sentar-se antes das refeições, ao sair para passear e durante outras situações onde você gostaria que ele fique sentado e calmo.

“Vem”

Este comando pode manter seu cão longe de problemas e trazê-lo sempre perto de você, se ele escapar da coleira ou acidentalmente você deixar a porta aberta. E para ensiná-lo você deve:

  • Colocar uma coleira no seu cão. Descer ao seu nível e dizer, “Vem”, ao mesmo tempo puxando a coleira.
  • Quando ele chega até você, recompensá-lo com carinho e um petisco.
  • Uma vez que ele já tenha dominado com a coleira, vai para um lugar seguro e fechado e pratique sem a coleira.

“Deita”

Isso pode ser um dos comandos mais difícil em treinamento de obediência do cão. Por que? Porque a posição é uma postura submissa. Você pode ajudar, mantendo a formação positiva e descontraída, particularmente com cães que tem medo ou é muito ansioso. E para esse comando você deve primeiro:

  • Encontrar um petisco particularmente gostoso e bem cheiroso e segure-o na mão com seu punho fechado.
  • Leve sua mão até o focinho do seu cão. Quando ele cheirá-lo, mova sua mão para o chão, ele deve segui-lo.
  • Em seguida, deslize sua mão no chão na frente dele para incentivar o seu corpo a seguir a sua cabeça.
  • Quando ele estiver na posição deitado, diga “Deita”, e lhe recompense com carinho e o petisco.
  • Repita o comando todos os dias até ele dominá-lo. Agora se seu cão tentar sentar ou empunha em direção a sua mão, diga “Não” e tire a mão. Não empurre para deitar mas o incentive a cada passo que seu cão vá em direção a posição correta. Afinal, ele está trabalhando duro para acertar!

“Fica”

Antes de tentar este comando, certifique-se de que seu cão já domina o comando do “Senta”, para só depois iniciar este comando. Então…

  • Primeiramente, peça para seu cão “Senta”.
  • Em seguida, abra a palma da sua mão na frente de você e dizer “Fica”.
  • Dê alguns passos para trás. Recompense-o com um petisco e carinho, se ele ficar.
  • Gradualmente aumente o número de passos, antes de dar a recompensa. Sempre recompense seu cachorro se ele ficar, mesmo se for só por alguns segundos.

Este é um exercício de autocontrole para o seu cão, então não desanime se levar um tempo para dominar.

“Deixe”

Este comando vai ajudar você a manter seu cão seguro quanto sua curiosidade. Principalmente quando ele cheira algo possivelmente perigoso no chão! O objetivo é ensinar seu cachorro que ele irá obter algo ainda melhor se ignorar o outro objeto. Para começar o treinamento você deve:

  • Colocar um petisco em cada mão.
  • Mostre-lhe uma das mãos com o punho fechado e com o petisco dentro e diga, “Deixe”.
  • Então deixe que seu cão lamba, cheire e tente pegá-lo, depois ignore o comportamento.
  • Quando ele parar de tentar, mostre a outra mão com o petisco e o punho fechado.
  • Faça com que ele fique longe do primeiro e passe a se interessar pela segunda mão e diga, “deixe.”
  • Apenas quando seu cão se afastar da primeira mão e olhar para você diga o comando e recompense com carinho e lhe dê um petisco.

Eleve para outro nível o seu adestramento básico

Uma vez que seu cão domine o comando chegou a hora de dificultar mais. Para isso, use dois petiscos diferentes, um que é apenas bom e outro que seja o seu petisco favorito e bem cheiroso.

Não apresse o processo e lembre-se, você está exigindo muito de seu cachorro. Se você dificultar a aprendizagem e você perceber que ele está sofrendo, volte à fase anterior.

Técnicas de treinamento

Com apenas estes cinco comandos simples você vai conseguir manter seu cão mais seguro e ainda melhorar a sua comunicação com ele. Vai valer a pena todo tempo e esforço gasto. Lembre-se, o processo leva tempo e para aplicar as técnicas de treinamento você deverá estar com a mentalidade certa e mostrando uma energia calma-assertiva.

Confira também o Programa Feliz pra Cachorro  e transforme o seu cachorro em um animal mais tranquilo e comportado, e aprenda como você deve se comportar para não estimular comportamentos indesejáveis.

Como você costuma treinar seu cão? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.

Leia também o artigo como Adestrar Cachorro – Como educar seu cão




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *